A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado Ambulatorial (SAE/CTA), intensifica, durante o mês de julho, às ações de conscientização, testagem e orientação à população no combate às hepatites virais, como parte da Campanha Nacional Julho Amarelo, realizada pelo Ministério da Saúde.
Com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado, a ação busca alertar a população sobre os riscos das hepatites virais, doenças silenciosas que afetam o fígado e que, quando não tratadas, podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer hepático.
Por meio do SAE/CTA, são oferecidos serviços gratuitos voltados à prevenção, ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis, como testes rápidos para HIV, hepatites B e C, e sífilis, além de exames laboratoriais específicos, como Carga Viral e CD4/CD8.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar capacitada para oferecer acolhimento, orientação e acompanhamento integral a pacientes com doenças crônicas. Também estão sendo promovidas ações educativas por meio de palestras, campanhas de prevenção, distribuição de preservativos e materiais informativos.
O serviço é referência regional e atende, além de Diamantino, os municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Nova Maringá.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede do SAE/CTA, localizada na Rua Almirante Batista das Neves, esquina com a Travessa Comendador Henrique, nº 150, no Centro de Diamantino. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3336-2377, 99603-1406 e 99293-1936, ou pelo e-mail: [email protected].
Hepatites Virais: saiba mais e previna-se
As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Muitas vezes são assintomáticas, o que dificulta o diagnóstico e pode atrasar o início do tratamento. Além da forma viral, as hepatites também podem ter causas como o uso de medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes e fatores genéticos.
A vacina contra a hepatite B, disponível gratuitamente no SUS, é a principal forma de prevenção e deve ser aplicada ainda nas primeiras 12 horas de vida do bebê. A proteção precoce é essencial para evitar a transmissão vertical (de mãe para filho).
Tipos de hepatite e formas de prevenção:
Hepatite A
Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.
Prevenção: vacinação, higiene e saneamento básico.
Hepatite B
Transmissão: contato com sangue, fluidos corporais, relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê.
Prevenção: vacina (3 doses), uso de preservativos, não compartilhar objetos cortantes.
Tratamento gratuito através de antirretrovirais e acompanhamento médico.
Hepatite C
Transmissão: contato com sangue contaminado.
Prevenção: evitar compartilhamento de seringas, lâminas e objetos perfurocortantes.
Importante: tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Hepatite D
Transmissão: similar à hepatite B, afeta apenas pessoas já infectadas com o vírus B.
Prevenção: vacinação contra a hepatite B.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT