Depois de quase 25 anos, a luta definitiva pela regularização dos títulos do Assentamento Jonas Pinheiro em Sorriso, continua. Nesta quarta-feira (2) o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, reuniu-se com representantes da Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Médio Norte de Mato Grosso (Agelider) para tratar sobre o tema tão aguardados por 244 famílias desse assentamento.
Durante a reunião, realizada com a presença do secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira, e da secretária adjunta da pasta, Ana Catarina Tibaldi dos Reis, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com a entrega dos títulos de propriedade às famílias assentadas.
“Vejo aquele povo sonhando com o título há anos e não vejo a hora de entregar o documento e dar mais segurança para essas famílias. Vamos ver se buscando novas parcerias, como com a AGELIDER, conseguimos conduzir, simplificar e agilizar o processo de regularização fundiária. Eles têm a experiência do que deu certo em outros municípios e temos que aproveitar esses exemplos, copiar o que deu certo”, destacou Alei.
O vice-presidente da Agelider, Bruno Becker, apresentou algumas iniciativas que possibilitaram avanços concretos em municípios vizinhos, onde a atuação conjunta entre o poder público e a entidade contribuiu diretamente para destravar processos de regularização e garantir o direito à terra às famílias.
“Nós buscamos, por meio dessa aproximação com a Agelider, somar esforços para garantir dignidade, segurança jurídica e acesso a políticas públicas para os moradores do Assentamento Jonas Pinheiro”, frisou o prefeito.
A Agelider é uma associação privada, sem fins lucrativos, que atua em 16 municípios da região Norte e Médio Norte de Mato Grosso. A entidade tem como missão promover o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de ações integradas, parcerias e fortalecimento da economia regional.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT