A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, realizou, ao logo dessa semana, um importante levantamento social junto às famílias que vivem na região conhecida como “Prainha”. A ação atendeu a uma determinação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, no âmbito da Ação Civil Pública Cível nº 1004211-75.2022.8.11.0045, e teve como objetivo conhecer, de forma detalhada, a realidade das pessoas que residem na localidade.
O trabalho começou na segunda-feira (07) e se estendeu ao longo da semana, com equipes percorrendo casa a casa, conversando com moradores, identificando quantas famílias e unidades habitacionais existem no local, quem são os moradores e sob qual condição ocupam o imóvel, conforme estabelece a decisão judicial proferida no dia 15 de agosto de 2024.
A área da “Prainha” é classificada como de preservação permanente (APP), mas o levantamento não tem como foco imediato qualquer ação de remoção ou despejo. O objetivo neste momento é exclusivamente social: mapear a situação das famílias e garantir que todos tenham seus direitos respeitados durante o andamento do processo judicial.
O secretário de Governo e Administração, Alan Togni destacou a importância do trabalho conjunto e agradeceu o envolvimento de todos.
“Quero agradecer o empenho dos servidores da Prefeitura e das forças de segurança que participaram da ação durante toda essa semana. Foi um trabalho realizado com muito respeito às famílias, com muita responsabilidade”, ressaltou o secretário.
A Prefeitura reforça que conduziu essa etapa com toda a responsabilidade e sensibilidade que o tema exige. As equipes foram orientadas a prestar o máximo de acolhimento, ouvindo os moradores e esclarecendo eventuais dúvidas.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)