Produtividade da cana no Centro-Sul recua 12% em maio devido às chuvas irregulares, aponta CTC

0
7

Segundo levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade média dos canaviais do Centro-Sul em maio foi de 80,8 toneladas por hectare (TCH), representando uma queda de 12% em comparação ao mesmo mês de 2024, quando o índice era de 91 TCH. O recuo é atribuído principalmente às chuvas irregulares que afetaram o desenvolvimento da lavoura.

Ribeirão Preto lidera as perdas; Assis registra melhora

A região de Ribeirão Preto (SP) apresentou a maior queda de produtividade entre as áreas analisadas, com retração de 21,6% — passando de 102,5 TCH para 80,4 TCH. Por outro lado, a região de Assis foi o destaque positivo do mês, com um leve crescimento de 7,4%, subindo de 88,3 para 89,4 TCH.

Qualidade da matéria-prima também recua

Além da queda na produtividade, houve redução na qualidade da matéria-prima colhida. O teor de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) caiu 2,1%, passando de 123,4 kg/tc em maio de 2024 para 120,8 kg/tc neste ano.

Acumulado da safra confirma tendência de baixa

No acumulado dos meses de abril e maio, a produtividade média da cana no Centro-Sul também caiu 12% em relação ao mesmo período da safra passada, saindo de 89,6 TCH para 78,8 TCH. No mesmo intervalo, o ATR acumulado teve recuo de 2%, caindo de 120,7 kg/tc para 118,3 kg/tc.

Dados da plataforma do CTC

As informações fazem parte do boletim De Olho na Safra, elaborado com base na Plataforma de Benchmarking do CTC, e servem de referência para o acompanhamento técnico da safra nas principais regiões produtoras do país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio