Programa Fila Zero Cirurgias Oftalmológicas realiza mais de 8,5 mil atendimentos com apoio de Eduardo Botelho

0
8
Adão de Arruda, 71 anos, teve sua visão reestabelecida com o programa Fila Zero Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

“Recuperar a visão é, para muitos, como voltar a enxergar a vida”. Com essa frase, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) comemorou o resultado do programa Fila Zero Cirurgias Oftalmológicas, realizado desde fevereiro de 2025, que garantiu a recuperação da dignidade de milhares de mato-grossenses que viviam há anos com doenças oculares.

A ação foi viabilizada por meio de emenda parlamentar de R$ 2,42 milhões, articulada por Botelho junto à Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Prefeitura de Poconé, e beneficiou milhares de pessoas com cirurgias de catarata, pterígio, consultas e exames realizados no Hospital Geral de Poconé “Dr. Nicolau Fontanilas Frageli”.

Moradores de 11 municípios da Baixada Cuiabana foram contemplados com os atendimentos, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Barra do Bugres, Cáceres, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Porto Estrela, Jangada e Santo Afonso.

“Ver de novo é voltar a viver. E é exatamente isso que fizemos por milhares de pessoas”, afirmou o parlamentar, que tem a saúde como uma das principais prioridades de seu mandato. Muitos dos beneficiados aguardavam há anos por uma vaga no SUS.

Histórias como a do aposentado Erasmo Paulo de Lima, de 58 anos, morador de Poconé, revelam o impacto do projeto. Ele foi diagnosticado com diabetes há três décadas e o avanço da doença alterou negativamente sua visão, progredindo para uma retinopatia. Com isso, estava perdendo totalmente a visão dos dois olhos.

Adão de Arruda, 71 anos, teve sua visão reestabelecida com o programa Fila Zero

Adão de Arruda, 71 anos, teve sua visão reestabelecida com o programa Fila Zero

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

A possibilidade de participar do programa, viabilizado com apoio do deputado Eduardo Botelho, reacendeu nele a esperança de reverter a doença, que já havia causado perda de 75% da visão em ambos os olhos.

“Eu não dirigia mais, não conseguia ajudar minha esposa com tarefas simples de casa, estava totalmente dependente de outras pessoas. Para mim, foi maravilhoso receber esse atendimento. Minha vida será outra a partir de agora. Agradeço demais ao deputado Eduardo Botelho”, relatou, emocionado.

No caso de Erasmo, não foi realizado procedimento cirúrgico, mas sim um tratamento com duas aplicações injetáveis, associadas a laser terapia, tudo totalmente gratuito. Se ele fosse recorrer ao tratamento particular, os custos não seriam menores que R$ 30 mil reais.

O morador de Poconé, Adão de Arruda, de 71 anos, também celebrou a realização da cirurgia. Com o procedimento, ele voltou a ter autonomia para sair às ruas. “Eu voltei a andar de bicicleta, ter minha vida de antes. Já ao sair do centro cirúrgico, tudo começou a clarear. Agradeço demais ao deputado Eduardo Botelho”, contou.

Para o casal Odair Antônio Vieira e Maria Helena Gonçalves Vieira, de 61 e 58 anos, respectivamente, as cirurgias de catarata também representam um marco em suas vidas. “A nossa vida passou a ser dividida em antes e depois do programa Fila Zero. Tudo está melhor agora. Nós dois estamos enxergando muito bem”, disse dona Maria Helena.

Os atendimentos foram coordenados pelo Dr. Vitor Rossetto e contaram com uma equipe composta por nove especialistas em oftalmologia, incluindo os médicos Thiago Chacur, Igor Leonardo Chaves e Antônio Sardinha.

O próprio deputado Eduardo Botelho passou pelo procedimento de correção de catarata no olho esquerdo, no mesmo hospital público de Poconé. “Já estou quase 100%. Atendimento público com tecnologia de ponta e uma equipe nota dez. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.

A ação representa mais um avanço significativo na luta contra as filas de espera na saúde pública, promovendo qualidade de vida e cidadania para quem mais precisa.

Fonte: ALMT – MT