domingo, 15 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Projeto de aquaponia da Seaf realiza primeira despesca em Tangará da Serra...

Projeto de aquaponia da Seaf realiza primeira despesca em Tangará da Serra nesta quarta-feira (9)

0
106
Assessoria Seaf

Será realizada nesta quarta-feira (09/07), às 10h, no Instituto Resgate e Liberdade, João L. Pizzato, em Tangará da Serra, a primeira despesca do projeto-piloto Ciclo Vivo, iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT).

O Ciclo Vivo é um projeto inovador de aquaponia, tecnologia sustentável que integra a criação de peixes à produção de hortaliças, com uso inteligente da água e reaproveitamento de resíduos orgânicos. O sistema permite uma economia hídrica de até 90%, promovendo geração de renda e inclusão social, especialmente em comunidades terapêuticas e rurais.

O diferencial da tecnologia está no sistema de filtragem analógica: os resíduos sólidos dos peixes são reaproveitados para irrigação externa, enquanto o restante da água é purificado por filtros biológicos com pastilhas bacterianas de origem alemã, retornando limpa ao sistema em um ciclo fechado, econômico e ecológico. Em seis meses de funcionamento, não foi necessária a reposição de água.

Além de Tangará da Serra, o projeto já está em operação na Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, em Cuiabá, e em fase de implantação em outras três localidades: na Associação dos Moradores Rurais Gamaliel I e II (Cuiabá), na Associação Comunitária de Mulheres Rurais de Cedral Grande (Rosário Oeste), e futuramente na Fundação Abrigo do Bom Jesus, que pretende utilizar a produção na alimentação de idosos assistidos.

A iniciativa é realizada pela Seaf, com investimento de R$ 200 mil via emenda parlamentar.

Serviço | Primeira despesca do projeto-piloto Ciclo Vivo

Data: Quarta-feira, 09 de julho
Horário: 10h
Local: Instituto Resgate e Liberdade, João L. Pizzato – Tangará da Serra

Data adicional: Quinta-feira, 10 de julho
Horário: 9h – Vistoria da limpeza dos peixes e reposição dos tanques

Fonte: Governo MT – MT