Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Referência no estado: Lucas do Rio Verde avança e atinge 67,8 km de ciclovias e ciclofaixas

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor

Um levantamento recente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade apontou que Lucas do Rio Verde alcançou 67,87 km de ciclovias e ciclofaixas, consolidando-se como referência em infraestrutura para ciclistas e pedestres. Dados do Censo 2022 do IBGE (tabela Sidra 9583) mostram que, proporcionalmente, o município lidera em Mato Grosso entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, com 6,86% do total de vias sinalizadas para bicicletas, seguido por Nova Mutum (5,69%), Várzea Grande (2,95%), Sorriso (2,02%) e Sinop (1,66%).

O número reforça o trabalho da Prefeitura voltado para incentivar práticas saudáveis, como caminhadas, corridas e o ciclismo, além de contribuir diretamente para a qualidade de vida dos luverdenses. As vias exclusivas oferecem mais segurança, conforto e opções de lazer, promovendo um ambiente urbano voltado não apenas para veículos, mas também para as pessoas.

A manutenção e conservação das ciclovias e ciclofaixas são realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e departamento de trânsito, que se dedicam à sinalização, ao asfaltamento e à melhoria constante dessas estruturas. O objetivo é garantir vias de qualidade, que incentivem ainda mais o uso por quem prefere se deslocar a pé ou de bicicleta.

Cenário brasileiro é bem diferente

Enquanto Lucas do Rio Verde avança, o Brasil ainda mostra números preocupantes. Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que mais da metade dos municípios brasileiros (54,1%) — o equivalente a 3.012 cidades — não possuem nenhum trecho sinalizado para bicicletas. Além disso, apenas 1,9% da população do país vive em locais com ruas que contam com ciclovias, ciclorrotas ou ciclofaixas, índice que o próprio instituto classificou como baixo, indicando a predominância das vias destinadas aos veículos automotores.

Na última semana, o prefeito Miguel Vaz, que está licenciado, ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura que incentivem hábitos saudáveis e ampliem as opções de mobilidade no município.

“É importante ressaltar que as ciclovias e ciclofaixas beneficiam não apenas os ciclistas, mas também aqueles que apreciam a prática de caminhada e atividades físicas. Nossa cidade possui uma tradição consolidada de utilização desses espaços para a prática de esportes e exercícios. Essa realidade é muito positiva, e para mim foi uma grata surpresa constatar que somos um dos municípios com maior extensão, e o primeiro no estado de Mato Grosso. Isso nos incentiva a continuar investindo, pois contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.”

O vice-prefeito e prefeito em exercício, Joci Piccini também enfatizou o papel das ciclovias na vida das pessoas.

“Essa é uma atividade para as pessoas, para trazer uma melhor qualidade de vida, e mostra que o Município está enxergando, olhando também para que as pessoas se sintam bem, depois de muito trabalho, se construindo como uma referência e também para que as pessoas tenham longevidade e saúde. O custo dela não se refere a nada do bem que ela traz e daquilo que ela vai fazer de bom para as pessoas. A gente tem que fazer e, com certeza, nós sempre estaremos apoiando isso.”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Sair da versão mobile