Rotam completa 24 anos de criação e entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial em homenagem à data

0
15

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso, completou 24 anos de criação e homenageou a data com a entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial para civis e militares, na noite desta segunda-feira (30.6), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A honraria é uma forma de agraciar aos importantes serviços prestados à unidade e à Segurança Pública no Estado.

Com abrangência de atuação nos 142 municípios de Mato Grosso, a Rotam tem por missão atuar em ocorrências de maior potencial ofensivo, que ocorram em áreas consideradas críticas, regiões de difícil acesso ou que necessitem de meios logísticos, treinamentos específicos e pessoal especializado para solucionar demandas que extrapolam circunstâncias ordinárias da Ordem Social.

O comandante da Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, relembrou que o primeiro patrulhamento tático em Mato Grosso ocorreu em 1972, com características e filosofia semelhantes às da ROTA de São Paulo na época. Com o passar do tempo, as unidades estaduais evoluíram até o surgimento da Rotam, subordinada ao Comando Especializado da Polícia Militar (CPE-MT).

A Rotam oferece cursos de capacitação e especialização para policiais militares não somente de Mato Grosso, como também de diversos Estados em todo o país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbio Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações.

“Nestes 24 anos de história, foram 27 cursos de capacitação no período de 45 dias, nove cursos de operações com mais de 90 dias de duração e uma infinidade de módulos de capacitação e especialização, desenvolvidos para garantir os direitos constitucionais de todos aqueles que necessitam de sua intervenção. Ao longo desses anos, a Rotam tem acumulado uma história de sucesso, marcada por inúmeras intervenções bem-sucedidas, detenções de criminosos de alta periculosidade e ações que têm sido decisivas na redução dos índices de criminalidade no Estado”, declarou o tenente-coronel Costa Gomes.

O comandante da unidade também destacou o papel social da Rotam na vida de muitas crianças e jovens por meio dos projetos Jiu-Jitsu Rotam e a Escolinha de Futebol Rotam, cada uma com quase 300 inscrições.

“São projetos voltados para crianças e adolescentes, com objetivo de se afastarem da criminalidade e ociosidade, além de conhecerem os valores e princípios da Polícia Militar, com atletas já consagrados no meio esportivo”, enfatizou o tenente-coronel Costa Gomes.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, parabenizou os policiais militares da unidade e enalteceu o trabalho da Polícia Militar de garantir e preservar a ordem pública em Mato Grosso.

“Essa homenagem não é apenas um símbolo, mas representa para cada um a sólida parceria entre os Poderes e a nobre missão da Polícia Militar. Sem segurança não há Justiça efetiva e sem Justiça não há segurança legítima. Atuação da Rotam, com expertise e alto grau de preparação, reafirma diariamente o compromisso com à Segurança Pública, a ordem e a vida da população mato-grossense”, declarou o presidente do TJ, José Zuquim.

O deputado estadual Elizeu Nascimento, da reserva remunerada da PM, se emocionou ao relembrar os 14 anos prestados à Rotam de Mato Grosso. “É com muita honra poder ser um dos agraciados nesta noite. Foram 14 anos servindo à Rotam do nosso Estado, sendo um dos primeiros militares a participar do curso de capacitação. Essa medalha representa um marco na história da unidade especializada. Cada um dos agraciados carrega no peito um pouco da história da Rotam com muito orgulho”, discursou o parlamentar.

Entre os homenageados estão o desembargador Mário Roberto Konor, juiz de Direito, Emerson Luiz Cajango, delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato. Já as autoridades militares são o coronel PM Ottoni César Castro Soares, tenente-coronel Patrícia Marina Silva Santos, major Márcio Éreni Castro Soares, capitão Thiago Ribeiro Melo, sub-tenente Humberto Lazari, entre outros.

Fonte: PM MT – MT