O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, de Lucas do Rio Verde – SAAE, Paulo Vicente Nunes, acompanhado do engenheiro da autarquia, Hallan Ferreira de Pinho, participou do 53º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE. O evento foi realizado de 22 a 27 de junho, em Caldas Novas (GO).
O encontro reuniu cerca de 3 mil participantes, entre gestores públicos, técnicos e especialistas, com o objetivo de discutir avanços, desafios e soluções para o setor de saneamento básico no Brasil.
“O que eu percebi são as ações que são feitas pelos municípios, em termos de inovação, tecnologia, existe muita coisa nova no mercado”, acrescentou o diretor do Saae, Paulo Vicente Nunes.
O diretor da autarquia destacou que o que chamou a atenção para a realidade de Lucas do Rio Verde, diz respeito ao desperdício de água. “Devemos nos aprofundar mais nessa questão de perdas de água e atacar essa questão fortemente”, disse Paulo.
O diretor visitou alguns locais de tratamento de esgoto e estações, elevatórias com diferentes tecnologias. “Foi muito importante e a gente precisa realmente buscar as informações para melhorar aqui também, conhecer outros municípios e ver o que está acontecendo fora”, acrescentou.
A programação incluiu oficinas, mesas-redondas, painéis e seminários sobre temas como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, regulação, controle de perdas, política tarifária e sustentabilidade.
Durante o evento, também foi realizada a Feira de Saneamento, com mais de 50 estandes de inovações tecnológicas, e a Exposição de Experiências Municipais, que promoveu a troca de boas práticas entre os serviços públicos.