A Procuradoria da Mulher da Câmara de Lucas do Rio Verde realiza, nos dias 14 e 15 de agosto, a programação da “Semana da Mulher na Política”, em alusão à campanha Agosto Lilás, que promove o enfrentamento à violência contra a mulher. O evento, aberto ao público, será no auditório da Câmara Municipal e reunirá lideranças femininas, autoridades políticas e representantes de diversos setores da sociedade para debater os desafios e avanços da representatividade feminina no cenário político.
A Semana da Mulher terá início no dia 11 de agosto e seguirá até o dia 15, em uma programação conjunta entre a Câmara Municipal por meio da Procuradoria da Mulher e Prefeitura pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.
No dia 14, a partir das 18h30, a abertura do evento terá a Roda de Conversa “Mulheres, Política e Poder Local: Experiências e Trajetórias”, com a presença da ex-prefeita Sandra Barzotto, da deputada federal Gisela Simona e da senadora Margareth Buzetti. As mediações serão feitas pelas vereadoras Débora Carneiro e Nadir Santana.
Já no dia 15, a programação segue das 8h às 17h com o seminário “A Importância das Mulheres na Política”. Pela manhã, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, ministra palestra “Orçamento Mulher e Prestação de Contas com Foco na Equidade de Gênero”. À tarde, a deputada estadual Janaina Riva aborda os desafios das mulheres na política e sua representatividade. O evento também contará com grupos temáticos e a elaboração de uma carta-proposta com estratégias para ampliar a participação feminina na política local.
A primeira edição da Semana da Mulher na Política, promovida pela Procuradoria da Mulher, será realizada após a inclusão do evento no calendário oficial do município. A iniciativa foi viabilizada pela aprovação do Projeto de Lei nº 15/2025, de autoria da vereadora Débora Carneiro, sancionado pelo Poder Executivo e transformado na Lei Municipal nº 3.803.
O evento será realizado anualmente e contará com uma programação diversa, que inclui palestras com especialistas e lideranças femininas, seminários, rodas de conversa, workshops, campanhas digitais e ações de capacitação realizadas em parceria com o Poder Executivo, instituições de ensino e entidades da sociedade civil.
A vereadora Débora Carneiro destaca que a iniciativa tem como objetivo fortalecer o empoderamento feminino e combater o déficit de representatividade das mulheres na política e em espaços de poder. “Diversos dados históricos e estatísticos comprovam essa desigualdade, o que reforça a importância da adoção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero”, ressaltou Débora.
Autor: Maíra Matos / Ascom