sexta-feira, 13 fevereiro 2026
Início Cidades Sorriso Semsep apresenta plano de instalação de binários para Comissão de Empresários da...

Semsep apresenta plano de instalação de binários para Comissão de Empresários da Perimetral Sudoeste

0
83
Texto: Claudia Lazarotto Fotos: Semsep

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da Polícia Militar, Adriano Denardi e o ajunto da pasta, Gilvano de Ávila, receberam ontem, 1.º de julho, a Comissão de Empresários da perimetral Sudoeste para apresentar as alterações previstas para o trânsito sorrisense.

A instalação dos binários – que consistem na implantação de mão única em vias paralelas, funcionando como uma grande avenida; a instalação de câmeras de segurança e de lombadas eletrônicas deu o norte da reunião.

Denardi apresentou o projeto aos empresários e pontuou que o primeiro binário a ser instalado compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste. Dentro desse espaço definido estão a Perimetral Sudoeste, ruas Mafra, Santos Dumont, Castelo Branco, Presidente Médici, Costa e Silva, Eurico Dutra, Alta Floresta, Sinop, Rui Barbosa, Castro Alves, Olavo Bilac, Verão, Outono, Primavera, Pará e Avenida Mário Raiter.

Conforme o gestor, a instalação dos binários será em três etapas. Logo após o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste; a segunda etapa seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; já na terceira etapa a instalação dos binários será centrada na Zona Leste. A instalação dos binários bem como mais ações para o trânsito foram indicadas pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).

Câmeras no arco externo

Denardi também detalhou que além dos binários, o Município também deverá dar início à segunda etapa do Programa Vigia Mais MT com a instalação de câmeras de segurança nas comunidades, fechando o cerco externo do Município, serão 45 pontos que terão de duas a quatro câmeras por ponto. “Nesses locais doamos as câmeras para as comunidades, eles serão responsáveis pela manutenção e nós vamos monitorar”, diz. “Fechando o cerco externo daremos mais agilidade na solução de homicídios, furtos, fugas e quaisquer outras situações negativas”, afirma.

“Na área central também iremos instalar mais câmeras, inclusive com o uso da tecnologia de reconhecimento facial”, diz. Hoje 345 câmeras que integram o Programa Vigia Mais estão instaladas. Há ainda mais 200 entre as câmeras de lombadas e com imagens cedidas pela empresa Camerite. Com a segunda etapa do Vigia Mais devem ser instaladas mais 297 e, fora isso, ainda serão instaladas as câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes. Após a instalação em todos os pontos, o Município contará com mais de 850 câmeras de monitoramento.

Lombadas eletrônicas

A instalação de dez lombadas eletrônicas em pontos estratégicos também foi tema do encontro. “Detalhamos alguns pontos em que o estudo indicou a necessidade e outros em que não há motivos para instalação”, frisa.

Conforme Denardi, todas as ações visam o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar e melhorar a gestão de segurança – quer seja no trânsito ou pessoal, no Município. “Estamos buscando ações que visam trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, detalha.

Ainda na reunião, o adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, lembrou que a implantação dos binários vem sendo discutidos há um bom tempo. “A implantação do sistema de vias binárias não é novidade e a gente percebe que o fluxo de veículos vem aumentando muito, chegamos a um ponto que os binários são necessários e vem para dar um fôlego ao trânsito local”, diz. Gilvano salienta que recentemente, em abril, os binários foram pauta de reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI) sorrisense.

“Estamos sempre à disposição dos vereadores e da sociedade para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao trânsito de demais ações de segurança”, finaliza o secretário.

Sobre o PAIT

Vale lembrar que o PAIT foi elaborado ainda em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação para o serviço; o plano foi apresentado para a sociedade em audiência pública ainda em 2019 e em 2021 voltou a ser analisado. Entre as ações previstas no documento, estão os binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais de trânsito.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT