Os servidores da Secretaria Adjunta de Agricultura do Município tiveram uma pausa na rotina dos serviços operacionais nesta quinta-feira (17) para participar de um treinamento que pode evitar grandes perdas materiais e também garantir a integridade física durante o trabalho, aprendendo mais sobre primeiros socorros e combate a incêndios.
Com foco na prevenção de acidentes, agora os servidores estão preparados para prestar os primeiros socorros e ainda fazer o combate a incêndios utilizando caminhão-pipa, técnica que pode ser utilizada também no caso de incêndios florestais.
Médicos veterinários, zootecnistas, operadores de máquinas pesadas e tratoristas foram alguns dos profissionais que participaram do treinamento que tratou ainda da utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs), as diferenças entre extintores e em quais ocasiões utilizar cada um deles.

Esses treinamentos e capacitações vêm sendo desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Ocupacional e Perícia Médica (Desopem) para contribuir com a integridade da saúde dos servidores públicos municipais nas suas mais diversas áreas de atuação. Desde que entrou em operação, o departamento de segurança do trabalho já capacitou profissionais das secretarias de Educação e também de Mobilidade Urbana.
Além da prevenção e combate a incêndios e os primeiros socorros, a Secretaria de Agricultura já demandou outros treinamentos voltados para a segurança dos trabalhadores que utilizam as máquinas pesadas durante o expediente, que deve ser tema dos próximos encontros a serem agendados posteriormente.