
A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveu, na tarde desta quinta-feira (10.7), a nona e última unidade do curso de capacitação voltado para os gestores de saúde das Prefeituras de Mato Grosso.
O treinamento online foi realizado para atender ao pedido do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e o tema da nona unidade foi a Vigilância em Saúde, que contou com aula do secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.
O gestor tratou sobre a integração da Vigilância e a Atenção à Saúde; o planejamento das ações de Vigilância em Saúde; e a integração e o agir nas emergências de Saúde Pública.
“Essa capacitação demonstra o alinhamento da Secretaria de Estado de Saúde com os municípios em prol do bem comum: prestar um serviço de excelência à população de Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores precisam estar preparados para resolver os problemas em situações de crise e tomar as decisões estratégicas para melhorar a saúde do Estado”, explicou.
Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a capacitação dos gestores que assumiram cargos nas Prefeituras neste ano é essencial para garantir a efetividade das ações em saúde, o fortalecimento do SUS e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Os novos gestores precisam ter uma visão abrangente do sistema de saúde e conhecimentos técnicos e gerenciais para o aprimoramento das políticas públicas. Assim, conseguimos fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para lidar com a complexidade do setor”, avaliou Silvia.
A coordenadora técnica da Comissão de Integração Ensino e Serviço de Mato Grosso (Cies Estadual), Ana Paula Marques, informou que essa unidade de capacitação reuniu ao vivo mais de 100 profissionais de todo o Estado. Interessados ainda podem assistir ao módulo pelo canal do YouTube da ESP-MT: https://www.youtube.com/live/FPY8LZG1mYo
“Foi muito boa a capacitação. Os gestores disseram ter ficado encantados com a apresentação do Juliano e já pediram para a gente aprofundar o conteúdo em uma nova capacitação”, acrescentou Ana Paula.
A realização dos nove módulos, com uma carga horária de 27 horas, contou com a parceria da Comissão de Integração Ensino e Serviço de Mato Grosso (Cies Estadual), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
A capacitação faz parte do programa Quali Gestão do SUS, que oferece cursos para todos os trabalhadores que atuam no SUS, independentemente do vínculo profissional e da área em que atua, com o objetivo de promover a melhoria dos processos de trabalho no âmbito das Secretarias Municipais e Estaduais e dos Conselhos.
Fonte: Governo MT – MT