A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu a apresentação do Plano de Trabalho das AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – que será seguido no município entre 2025 e 2028.
O objetivo é cumprir a meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que busca acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas até o ano de 2030.
O plano foi elaborado pela equipe do PETI de Sorriso, formada pela coordenadora Fabiana Giovenardi e pela psicóloga Claudinéia Bonacina, em conjunto com a Comissão Municipal do PETI. A apresentação foi feita para a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.
As ações seguem diretrizes do Governo Federal e estão divididas em cinco áreas principais: Informar e mobilizar a população sobre os riscos do trabalho infantil; Identificar crianças e adolescentes que estejam em situação de trabalho; Oferecer apoio e proteção para as crianças e suas famílias;
Acompanhar casos e garantir que haja responsabilização quando necessário;
Monitorar todas as ações feitas no município para combater o problema.
De acordo com a secretária Daniela Marsola Stel, o plano é essencial para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Nosso compromisso é proteger a infância e construir um futuro mais justo e igual para todos”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT