Tecnologia na aplicação de agroquímicos em uva é tema de encontro entre cooperativas vinícolas do RS e Instituto Agronômico de SP

0
11

Representantes técnicos de cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul, como Aurora, Garibaldi, Aliança, São João e Paraíso, estiveram no Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em Jundiaí. Cerca de 20 profissionais debateram com o pesquisador Hamilton Ramos as melhores práticas para a aplicação de defensivos agrícolas na cultura da uva.

Especialista reconhecido em pesquisa agrícola lidera debates

Hamilton Ramos, um dos principais nomes da pesquisa brasileira na área de uso correto e seguro de defensivos agrícolas, coordena cinco projetos estratégicos relacionados à tecnologia de aplicação: Aplique Bem, Adjuvantes da Pulverização, Drones SP, IAC-Quepia (Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura) e Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos.

Foco na viticultura gaúcha e controle fitossanitário

Durante o encontro, Ramos enfatizou a importância do treinamento adequado dos aplicadores e da regulagem precisa dos equipamentos, especialmente pulverizadores agrícolas. Segundo ele, esses fatores são fundamentais para o sucesso no controle de doenças e pragas e para garantir a alta qualidade da uva produzida no Rio Grande do Sul.

Resultados e avanços dos programas coordenados pelo IAC

O pesquisador apresentou dados expressivos dos cinco programas que coordena, voltados para a segurança e eficiência na aplicação de defensivos agrícolas.

No programa IAC-Quepia, destacou a evolução dos equipamentos de proteção individual (EPIs), que hoje incorporam tecnologias avançadas. Ele ressaltou que trabalhadores rurais que utilizam EPIs certificados pelo programa estão significativamente mais protegidos. A taxa de reprovação de EPIs fabricados no Brasil, que chegou a 80% em 2010, caiu para menos de 20% atualmente.

Sobre o programa Aplique Bem, que oferece treinamentos gratuitos diretamente nas propriedades rurais, Ramos informou que mais de 80 mil agricultores brasileiros e de outros oito países já foram beneficiados. Com 18 anos de atuação, a equipe liderada por ele já realizou mais de 4 mil treinamentos especializados, incluindo em viticultura, abrangendo mais de 1 mil municípios e percorrendo cerca de 1 milhão de quilômetros pelas rodovias do Brasil.

Investimento em tecnologia e qualificação como caminho para o setor

O encontro reforçou o papel da inovação tecnológica e da capacitação técnica como ferramentas essenciais para otimizar o uso de defensivos agrícolas, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade da produção de uva, sobretudo no Rio Grande do Sul, um dos principais polos vinícolas do país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio