Redução tarifária evita sobretaxa
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a conclusão de um acordo comercial com o Vietnã, que reduz de 46% para 20% a tarifa sobre as exportações vietnamitas destinadas ao mercado norte-americano. A alíquota mais elevada entraria em vigor já na próxima semana.
Publicação oficial nas redes sociais
Por meio de uma publicação na rede Truth Social, Trump explicou que a nova taxa de 20% será aplicada diretamente aos produtos oriundos do Vietnã, enquanto mercadorias com transbordo de terceiros países continuarão sendo taxadas em 40%.
Concessões para os Estados Unidos
Como parte do acordo, os Estados Unidos terão maior acesso tarifário ao mercado vietnamita, especialmente no setor automotivo. Segundo Trump e a mídia estatal do Vietnã, veículos utilitários esportivos (SUVs) e modelos com motores de maior cilindrada terão a entrada facilitada no país asiático.
“Na minha opinião, o SUV — ou, como às vezes é chamado, Veículo com Motor Grande — que faz tanto sucesso nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos no Vietnã”, afirmou Trump.
Vietnã busca reconhecimento como economia de mercado
De acordo com a Agência de Notícias do Vietnã, o presidente vietnamita, To Lam, solicitou durante conversa telefônica com Trump que os Estados Unidos reconheçam oficialmente o país como uma economia de mercado. Também foi feito um apelo para que sejam retiradas as restrições à exportação de produtos de alta tecnologia para Hanói — reivindicações antigas do governo vietnamita, mas até agora não aceitas por Washington.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio