As primeiras ondas de tsunami atingiram o Alasca e o Havaí após um forte terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia, ocorrido na noite de 29 de julho. O oeste dos EUA agora se prepara para ondas adicionais, com impactos esperados na Califórnia e em outros estados costeiros nas próximas horas, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami dos EUA.
O poderoso terremoto, um dos mais fortes já registrados, disparou alertas de tsunami em todo o Pacífico, afetando vários países, incluindo Japão, China, Filipinas, Indonésia e Peru. Somente no Japão, mais de 1,9 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação, enquanto as autoridades da Califórnia estão pedindo aos moradores que fiquem longe de praias e áreas costeiras.
Terremotos como este podem desencadear tsunamis que atravessam oceanos, ameaçando comunidades litorâneas distantes. Eles também são um lembrete do imenso e imprevisível poder do planeta. Enquanto alguns causam danos mínimos, outros deixam para trás destruição e perdas generalizadas.
Clique na galeria a seguir para descobrir alguns dos terremotos de maior magnitude já registrados.
Fonte: StarInsider