UBS Menino Deus realiza o encerramento das turmas do Grupo de Alimentação Saudável Infantil

0
6
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor

Mudar os hábitos alimentares não é fácil, principalmente, quando se é criança. Mas uma iniciativa, coordenada pela Equipe Multiprofissional (E-multi), está ensinando estudantes, com idades entre oito e 12 anos, a trocarem os alimentos industrializados por frutas, legumes e verduras.

O encerramento das duas primeiras turmas do Grupo de Alimentação Saudável Infantil foi realizado na manhã e tarde desta quinta-feira (03). O projeto-piloto foi desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Menino Deus.

Segundo a nutricionista Joyce da Cruz, 25 estudantes participaram do projeto e o resultado foi positivo, com a perda de peso e o principal, a conscientização da criança sobre a importância da mudança dos hábitos alimentares para uma vida saudável.

O acompanhamento foi realizado durante os últimos três meses, por nutricionistas e psicólogo. Os alunos foram encaminhados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), por apresentarem alteração no Índice de Massa Corporal (IMC) e também pacientes, que vieram de forma espontânea.

(Foto: )

“A gente está muito orgulhoso deles, pelo empenho em aprender e mudar os hábitos. Eles perderam peso, melhoraram os exames e isso deixa a gente com a certeza do trabalho cumprido”, ressaltou a nutricionista.

Segundo dados do Novo Atlas Mundial da Obesidade 2024, uma a cada três crianças brasileiras está com sobrepeso. A projeção para 2035, é de aproximadamente 20 milhões de crianças e adolescentes com IMC elevado.

Anne Gonzalez, mãe do estudante Arthur Gabriel, de11 anos de idade, comemorou o resultado alcançado pelo filho. Além de cinco quilos a menos, o garoto, que pesava 77 quilos, aprendeu a comer frutas, legumes e verduras.

“É uma pena que o grupo está acabando. Se durasse mais tempo, as crianças conseguiriam perder mais peso. Eles viram que a escolha dos alimentos é essencial para uma vida saudável. Mas tudo o que aprendemos com o grupo, vamos dar continuidade em casa”.

(Foto: )

Feliz com o novo peso, o estudante do sexto ano da Escola Municipal Olavo Bilac, contou que o grupo proporcionou a ele, mudança de vida. “Antes, eu só comia salgadinho, bolacha, não bebia água. Hoje, como frutas e verduras, pratico esportes e me sinto mais disposto.”

Com o resultado positivo alcançado na UBS Menino Deus, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é implantar o projeto em outras unidades. As turmas devem ser abertas no segundo semestre deste ano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT