A partir desta terça-feira (01), a vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para todos os públicos. A medida visa ampliar a proteção e reduzir o número de casos na população geral.
As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e para ser imunizado, basta apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.
A supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Cláudia Engelmann, ressalta que apesar da ampliação do público, os grupos prioritários continuam sendo prioridade.
A campanha começou em abril, com as doses direcionadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, os idosos, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes e os trabalhadores da educação, saúde, transporte e Correios.
“Nós continuamos reforçando a importância dos grupos prioritários serem imunizados, porque são eles os mais suscetíveis ao agravamento da doença, que pode levar a internação hospitalar e até a morte”, explica a supervisora.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram imunizadas mais de 12.200 pessoas. Dentro do público-alvo (crianças, gestantes e idosos), o índice de vacinação é de 42%.
A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos. A dose disponível nesta campanha protege os pacientes contra as cepas circulantes da Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B.
“É importante que as pessoas tomem a vacina todos os anos, porque o vírus se modifica e a dose aplicada no ano anterior, pode não ser eficaz para o vírus circulante”, finaliza a supervisora.
É importante saber!
A vacina está disponível, gratuitamente, em todas as UBSs, de segunda a sexta, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
Exceto, as UBSs Bandeirantes e Jardim Amazônia – de segunda a sexta, das 7h às 18h
UBS Tessele Junior – de segunda a sexta, das 7h às 18h e nos fins de semana, das 13h às 18h