Lançamento de serviço inovador para clientes industriais
A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, inaugurou uma nova modalidade de serviços ferroviários focada em operações mais eficientes de descarga de vagões dentro das plantas industriais de seus clientes. A estreia dessa operação ocorreu em maio, com a VLI assumindo o descarregamento dos insumos rocha fosfática e enxofre na planta da Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fertilizantes, localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Resultados positivos já no primeiro mês
Com a implementação do novo modelo de negócio, a Mosaic registrou um ganho de performance operacional de 10% no fluxo dessas commodities, comparado aos meses anteriores.
Ampliação do escopo operacional
Até então, a VLI realizava o transporte da rocha fosfática entre as plantas industriais de Catalão (GO) e Uberaba (MG) e do enxofre desde o Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, até o complexo da Mosaic. Porém, a nova prestação de serviços incluiu:
- Recebimento e manobra dos vagões na planta industrial
- Abertura e descarregamento dos vagões
- Limpeza das correias transportadoras
- Manutenção das vias permanentes internas
Essas atividades, antes feitas pela Mosaic internamente, agora são realizadas pela VLI, que contratou 89 profissionais para ampliar a operação, alinhada à estratégia da Mosaic de inovar sua logística e focar no core business.
Benefícios para clientes e para a VLI
Segundo Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial da VLI, “essa operação demonstra a capacidade da VLI de gerenciar toda a cadeia logística dos clientes, liberando-os para se dedicarem integralmente às suas atividades principais. Para a VLI, isso representa maior eficiência na utilização de vagões e locomotivas, além de receitas adicionais com novos serviços.”
Contexto do mercado brasileiro de fertilizantes
O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes e, apesar de importar grande parte do volume, tem investido no aumento da produção interna para reduzir a dependência externa. Ainda assim, 85% do transporte desses insumos é feito por via rodoviária, o que revela grande potencial para a expansão do modal ferroviário.
Carolina Hernandez destaca que “os ganhos operacionais já demonstrados na Mosaic são uma prova desse potencial, e a expectativa é ampliar os volumes transportados pela ferrovia em até 17% ainda em 2025.”
Papel estratégico da VLI no transporte ferroviário de insumos
A VLI é líder no transporte ferroviário de insumos para fertilizantes no Brasil, movimentando cerca de 10 milhões de toneladas por ano. A empresa atua desde os terminais portuários localizados nos corredores Leste, Norte e Sudeste, até os clientes que processam esses insumos para entrega aos produtores rurais.
Destaque para o Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
O Corredor Sudeste da FCA é um sistema logístico de alta eficiência que atende fluxos de importação e exportação, principalmente de açúcar, grãos e fertilizantes. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, é um dos pontos-chave, e seus fluxos são majoritariamente feitos por ferrovia.
Além de beneficiar os clientes com maior eficiência, o Tiplam contribui para a redução do impacto ambiental na região, já que o modal ferroviário emite até nove vezes menos CO₂ do que o rodoviário, colaborando para a melhoria do trânsito e da qualidade do ar local.
Com essa iniciativa, a VLI reforça seu compromisso em expandir soluções logísticas sustentáveis e inovadoras, otimizando a cadeia produtiva do agronegócio no Brasil.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio