Em uma cerimônia realizada na tarde de sábado (30), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, 35 profissionais da educação – entre técnicos administrativos educacionais e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberam o Certificado de Formação em Libras – Comunicação Básica.
O curso representa um importante passo na promoção da inclusão nas escolas, permitindo que os educadores se comuniquem de forma mais eficiente com alunos com deficiência auditiva e transtorno do espectro autista (TEA). Atualmente, a rede municipal atende 266 estudantes autistas e sete alunos com deficiência auditiva.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a importância da formação para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva.
“O olhar para a educação inclusiva de modo geral sempre esteve na pauta da educação municipal e da gestão. E essa capacitação, que aconteceu uma vez por mês aos sábados, com os nossos técnicos de monitoria e também os professores do AEE foi uma forma de preparar melhor esses nossos colaboradores para atender as nossas crianças com deficiência auditiva. Agora eles já estão se preparando e já estão entusiasmados para iniciar a segunda etapa”, ressaltou Elaine.
A formação teve início em fevereiro de 2025 e foi realizada com encontros mensais. Os participantes se dedicaram a tarefas avaliativas, momentos de estudo e aprofundamento na Língua Brasileira de Sinais, demonstrando comprometimento com a prática educacional inclusiva.
O curso foi ministrado pelo professor José Roberto Bolonheis, pedagogo com formação em Português/Libras e mais de 10 anos de experiência no ensino da Libras para crianças, jovens e adultos, além de ampla atuação em processos de inclusão. Ele também integra o Centro de Apoio à Inclusão da Educação Especial – Cassies do Estado de Mato Grosso.
“É importante o profissional da área de educação ter esse curso porque a criança às vezes fica desassistida, chega na escola e não tem como aprender sem um profissional de libras, aí fica limitado. Então é importante o profissional aprender, é muito importante a Prefeitura de Lucas do Rio Verde abraçar essa ideia”, acrescentou.
Profissionais de 17 unidades escolares da rede municipal participaram da capacitação e celebraram a conquista com familiares e colegas em um momento de valorização profissional e compromisso com a inclusão.
“A gente se divertia enquanto aprendia. Iniciamos com conhecimentos básicos, para caso haja necessidade, chegue alguma criança com deficiência auditiva, termos a capacidade de receber essa criança e fazer com que ela se sinta incluída na escola, no meio escolar e com os coleguinhas. Então foi um curso maravilhoso. A gente aprendeu muito e estamos ansiosos pelo módulo 2”, concluiu a monitora que atua no ensino fundamental, Ana Paula Farias.