Na última quinta-feira (07), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram uma ação integrada voltada ao atendimento e abordagem de pessoas em situação de rua no município.
As equipes percorreram diversos pontos da cidade, incluindo a Praça dos Migrantes, a rotatória da Igreja Rosa Mística, a loja Martinello, o Centro de Eventos Roberto Munaretto, o Parque dos Buritis e a rodoviária.
Durante a operação, nove pessoas foram abordadas, a maioria na região da rotatória da Igreja Rosa Mística. A elas foram apresentadas orientações sobre acolhimento institucional e ofertada estadia provisória na Casa Cidadã, com direito a alimentação. Também foi realizado o cadastro para emissão de passagens visando o retorno às cidades de origem.
Paralelamente, a GCM fez consultas ao banco de dados nacional para verificar a existência de mandados de prisão em aberto, não encontrando registros. Todos os atendidos foram inseridos no banco de dados municipal de acompanhamento.
Como resultado, duas pessoas aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para a Casa Cidadã. A ação faz parte de um trabalho contínuo de assistência social e segurança pública, visando oferecer suporte e alternativas dignas para quem vive nas ruas.