‘Peneirada’ selecionou atletas para compor a equipe masculina. Adversário será conhecido após congresso técnico
Nesse final de semana (30), os garotos nascidos em 2008 do Programa VG Mais Esporte – Futebol, que é uma iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), irão representar Várzea Grande na Taça das Favelas.
Quem vai levar o nome do Município é a Favela Canelas, que deverá ter seu adversário definido no congresso técnico desta terça-feira (26) e na próxima sexta-feira (29), participar do lançamento oficial do certame edição de Mato Grosso. Os jogos serão realizados no campo da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá.
No domingo (24), foi realizada uma ‘peneirada’ para selecionar jogadores entre 16 e 17 anos para compor o elenco masculino. A peneira ocorreu no miniestádio Hélio Leite de Oliveira, no bairro Mapim, sob os olhos clínicos do professor e técnico Giordany Moreira, e com a presença do superintendente de Esporte e Lazer, Edmilson Piranha.
“Estamos selecionando vários garotos, de 15, 16 até 17 anos, dando todo apoio para que Várzea Grande seja bem representada na Taça das Favelas. Vamos fazer um trabalho para que esses meninos tenham a melhor estrutura e que tragam a vitória para nosso Município”, enfatizou Edmilson Piranha.
TAÇA DAS FAVELAS 2025 – Já começou o maior torneio de futebol entre comunidades do estado mato-grossense. Nesta edição, serão 16 seleções masculinas, com atletas entre 14 e 17 anos, e oito seleções femininas, a partir dos 14 anos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.tacadasfavelasmt.com.br .
O torneio começa com a fase de peneiras, seletivas realizadas diretamente nas favelas participantes. Essa etapa mobiliza milhares de jovens que sonham em vestir a camisa do time de sua comunidade. Após a formação das seleções, os jogos seguem em formato eliminatório, até a grande final. As partidas acontecem em estádios, campos comunitários e arenas parceiras do projeto, sempre com arquibancadas cheias.
Mais do que revelar talentos para o futebol, a Taça das Favelas promove inclusão social e fortalece o orgulho das comunidades.
A Taça das Favelas é uma realização da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), CUFA-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com promoção da TV Centro América e parcerias do Liceu Cuiabano, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e 9 Atos Cultura e Entretenimento.
ESPORTE E BEM-ESTAR – Uma iniciativa da Superintendência de Esporte e Lazer da SMECEL de Várzea Grande, com o objetivo de promover o esporte e o bem-estar para crianças, jovens, adultos e idosos.
São oferecidos de forma gratuita o acesso ao esporte e lazer, promovendo saúde e integração para a comunidade. São 35 polos e futuramente serão abertos outros locais do programa nos bairros de Várzea Grande.
A iniciação esportiva é formada por cinco polos de futsal, sete de futebol, três de voleibol, dois de basquetebol, um de handebol, dois de atletismo, um de lutas olímpicas, três de lutas (judô, jiu-jitsu e karatê), um de vôlei de areia e sete polos de atendimento de Bem-Estar para adultos e idosos.
INVESTIMENTOS – A Prefeitura e a SMECEL entregaram no primeiro semestre um micro-ônibus para o transporte de atletas várzea-grandenses, com 42 lugares, além de uniformes completos, para jogos, passeio e agasalho. A atual gestão, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer, também incentiva a prática esportiva entre crianças, adolescentes, como também outras atividades para adultos e terceira idade e paratletas, por meio do Programa VG Mais Esporte e Bem-Estar, que está presente em mais de 30 bairros da cidade.