Audiência na CSP investiga atuação da Usaid no Brasil

0
6

A Comissão de Segurança Pública (CSP) agendou para terça-feira (2), às 11h, uma audiência com Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA. O objetivo é colher informações sobre a atuação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) no Brasil. O governo americano anunciou o fechamento do órgão de assistência externa em julho sob alegação de que a agência seria “ineficaz”.

O pedido foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e visa detalhar a destinação de aproximadamente US$ 44,8 milhões a instituições e ONGs brasileiras entre 2023 e 2024.

“O financiamento dessas organizações levanta questionamentos sobre a soberania nacional e a transparência dessas transações. A Usaid tem histórico de denúncias que envolvem corrupção e abuso em projetos humanitários financiados em diversos países”, afirma Girão no REQ 4/2025 – CSP.

O site de transparência da assistência estrangeira do governo dos Estados Unidos mostra que instituições brasileiras recebem recursos da Usaid desde 2001, pelo menos (ForeignAssistance.gov.).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado