Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Brasil conquista feito histórico com Bárbara Domingos no Mundial de Ginástica Rítmica

Brasil conquista feito histórico com Bárbara Domingos no Mundial de Ginástica Rítmica | Fonte: Divulgação

O Brasil alcançou um marco histórico na ginástica rítmica com a performance de Bárbara Domingos no Mundial realizado no Rio de Janeiro. Segundo a Agência Gov, a atleta encerrou sua participação nesta sexta-feira (22) entre as dez melhores do mundo, garantindo ao país a melhor colocação de sua história na modalidade. Ao lado dela, Geovanna Santos também brilhou em sua primeira final de Mundial, finalizando na 18ª posição.

Bárbara, conhecida como Babi, apresentou duas coreografias impecáveis que consolidaram sua trajetória como referência da ginástica rítmica brasileira. A atleta, que já havia participado dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, superou todas as notas obtidas na fase classificatória e chegou a figurar na vice-liderança do grupo A. O pódio foi dominado pela campeã olímpica Darja Varfolomeev (Alemanha), seguida por Stiliana Nikolova (Bulgária) e Sofia Raffaeli (Itália).

Superação e legado na ginástica rítmica

Aos 24 anos, Bárbara já havia registrado o melhor resultado do Brasil em Mundiais ao alcançar a 11ª posição em 2023. Agora, ao entrar no top 10, reforça sua marca histórica. Emocionada, a ginasta destacou: “Estou muito realizada, com a sensação de dever cumprido. Essa Babi de hoje é realmente a Babi que conheço. Me despeço dessas duas séries muito realizada. Competir no Brasil só nos motivou ainda mais. Meu objetivo é deixar um legado na ginástica rítmica. Além de qualquer resultado, estou muito feliz com a trajetória que fiz”.A técnica da atleta, Mayara Cerqueira, também comemorou o feito: “Estamos, de fato, com a sensação de dever cumprido e de ter representado bem o nosso país. Atingimos o nosso objetivo, que era chegar à final do individual geral e manter a melhor colocação do Brasil em Mundial. E por ser em casa, tem um gostinho especial”.

Apoio do Bolsa Atleta e trajetória ascendente

Bárbara Domingos é beneficiária do programa Bolsa Atleta há 11 anos. Iniciou sua jornada em 2014, na categoria Nacional, e foi avançando até alcançar a categoria Atleta Pódio, o mais alto nível do programa, consolidando-se como um dos principais nomes do esporte no país.

Geovanna Santos estreia entre as finalistas

A jovem Geovanna Santos, apelidada de Jojô, disputou sua primeira final em um Mundial e levantou a torcida presente no ginásio. Ela conquistou o 18º lugar e celebrou a oportunidade de fazer história ao lado de Babi. “Consegui meu objetivo de ser finalista no individual geral, entreguei 120% dentro de quadra e acredito que coloquei meu nome na história. Dei o meu melhor dentro das minhas condições. Eu e Babi tínhamos o mesmo propósito, que era levar o Brasil à final e colocar o país na história do esporte”, afirmou.

Com as conquistas de Bárbara e Geovanna, a ginástica rítmica brasileira vive um dos momentos mais marcantes de sua história, consolidando espaço entre as principais potências da modalidade no cenário internacional.

onte: Brasil 247

Sair da versão mobile