Câmara de Cuiabá aproxima acadêmicos do IFMT da prática legislativa durante visita técnica

0
12

Vinicius Ferreira | SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

Estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT (Campus Várzea Grande) participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de uma visita técnica à Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Escola do Legislativo. A atividade teve como objetivo mostrar para os acadêmicos do funcionamento da Casa de Leis e proporcionar, na prática, sobre o papel do Legislativo.
Durante a programação, os alunos puderam conhecer os setores administrativos, entender os trâmites legislativos e acompanhar uma audiência pública que discutiu o combate à violência contra a mulher, de autoria da presidente da Casa, Paula Calil (PL).&nbsp
De acordo com Amanda Fares, coordenadora da Escola do Legislativo, a proposta das visitas técnicas é justamente aproximar a sociedade do parlamento.
“Percebemos que muitos estudantes ainda confundem as funções entre Executivo e Legislativo. A missão da Escola é trabalhar esse esclarecimento, mostrar o papel da Câmara, dos vereadores e vereadoras, e trazer os alunos para dentro do cenário da política”, explicou Fares.
A professora Rosana Aparecida destacou a importância da iniciativa para a formação acadêmica.
&nbsp“Quando trabalhamos a teoria, é essencial associarmos à prática. Nada mais útil do que trazer os alunos para a Casa onde são feitas as leis e fiscalizado o trabalho dos agentes públicos. Essa experiência contribui de forma significativa para o aprendizado”, afirmou Rosana.&nbsp
Para os estudantes, a oportunidade reforça o compromisso com a transparência e o conhecimento da atuação parlamentar. A acadêmica Letícia Almeida ressaltou o impacto da visita. “É fundamental entendermos o papel do Legislativo, a relevância do voto e levarmos esse conhecimento para nossas famílias e comunidades. As leis devem servir ao bem comum, e não a interesses pessoais”, destacou.
A atividade integra o calendário de ações da Escola do Legislativo. Novas visitas técnicas com turmas do ensino superior e técnico devem ser realizadas ao longo do semestre.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT