A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nesta segunda-feira (18), mais uma sessão ordinária com votações importantes para o município. Entre os destaques estiveram homenagens a personalidades e entidades locais, além da aprovação de projetos relacionados a orçamento, saúde e infraestrutura.
Na área de reconhecimentos, os vereadores aprovaram dois projetos de decreto legislativo, ambos apresentados pelo vereador Airton Callai, que concedem o título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde a Nelson Bassani e Pedro Picollo. Também foi aprovada a Moção nº 13/2025, em homenagem ao CTG Sentinela da Tradição pelas conquistas no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART) 2025.
Ordem do Dia
Na ordem do dia, o plenário aprovou a ata da última sessão, diversas indicações e proposições, além de moções de aplausos. Entre elas, a de nº 02/2025, que homenageia o Tribu’s Moto Clube, e a de nº 12/2025, de autoria do vereador Márcio Albieri, que prestou reconhecimento ao agente de segurança do sistema socioeducativo, Advilson Teixeira Torres, por um ato heroico que salvou uma vida.
O PL nº 26/2025, de autoria da vereadora Nadir Santana, que cria a Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência Política contra a Mulher, não foi votado em primeira apreciação, pois recebeu pedido de vistas do vereador Nelsinho Hasegawa.
Já o PL nº 33/2025, que altera denominações de logradouros públicos no Loteamento Industrial VII, foi aprovado em primeira votação.
Projetos aprovados
Outros projetos votados e aprovados durante a sessão incluem:
• PL nº 71/2025, que doa imóvel ao Detran-MT;
• PL nº 72/2025, que altera o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e abre crédito especial no orçamento de 2025;
• PL nº 73/2025, que modifica regras de plantões para servidores municipais da saúde e de áreas técnicas, incluindo enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, veterinários, farmacêuticos e fonoaudiólogos;
• PL nº 75/2025, que autoriza a doação de áreas para o prolongamento da Avenida Ênio Rospierski;
• PL nº 77/2025, que altera dispositivos da Lei nº 3.808/2025, referente à instalação de bombas submersas em poços artesianos no Projeto Nossa Senhora Aparecida.
A sessão contou com a presença do público e foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal (site e YouTube).
Autor: Maíra Matos | Ascom Câmara