A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nesta segunda-feira (11), sua 24ª sessão ordinária do ano. Durante a reunião, foram aprovadas quatro indicações e encaminhados projetos para análise das comissões legislativas.
Entre os projetos lidos e encaminhados às comissões está o Projeto de Lei nº 75/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a receber em doação duas áreas para o prolongamento da Avenida Ênio Rospierski. As áreas, totalizando 10 mil metros quadrados, são de propriedade de uma imobiliária e serão destinadas à expansão da via, facilitando o acesso ao futuro loteamento Jardim Esperança I, onde estão sendo construídas 2.100 unidades habitacionais.
Outro projeto encaminhado foi o de Lei nº 77/2025, que altera dispositivos da Lei nº 3.808/2025, permitindo que o município doe até 35 bombas submersas e serviços de instalação para poços artesianos à Associação dos Produtores Rurais do Projeto Nossa Senhora Aparecida. A medida visa garantir o abastecimento hídrico em propriedades rurais após a descontinuidade do projeto pela Companhia Matogrossense de Mineração (METAMAT).
A Moção de Aplausos nº 12/2025, de autoria do vereador Márcio Albieri, também foi lida e enviada à Comissão de Títulos e Honrarias. O documento homenageia o agente de segurança Advilson Teixeira Torres por seu ato heroico ao salvar a vida de um cidadão que sofreu uma descarga elétrica, realizando manobras de RCP até a chegada do socorro especializado.
Indicações aprovadas
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram quatro indicações. Entre elas, destaca-se a Indicação nº 155/2025, do vereador Hélio Kaminski, que solicita a instalação de redutores de velocidade na rua Pau-Brasil, no bairro Jardim Primavera II, devido ao risco de acidentes. Outra proposta aprovada, a Indicação nº 156/2025, também de Kaminski, pede a extensão de prazos e fornecimento de aterramento para famílias beneficiadas pelo projeto Sonho Meu.
O vereador Jackson Lopes teve duas indicações aprovadas: a Indicação nº 178/2025, que sugere a contratação de um profissional de Pilates para a comunidade de Groslândia, e a Indicação nº 181/2025, que propõe a construção de um campo de futebol society com gramado sintético na Escola Municipal Professora Joice Martinelli Munhak.
A sessão, realizada no Plenário Vereador João José Callai, no Edifício Carlos Krieger Girotto, contou com a participação dos vereadores no grande expediente, momento em que foram abordados temas de interesse da comunidade. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube e Facebook.
Autor:Herbert de Souza / Ascom