Campanha busca prevenir incêndios e alerta que as queimadas não fazem parte do processo produtivo da cana-de-açúcar.
A iniciativa é da Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol. A campanha Fogo Zero 2025 é realizada em parceria as 39 usinas associadas e com 33 municípios de quatro estados do país.
Integram esse esforço conjunto cidades do interior de São Paulo, do sul de Goiás, noroeste do Paraná e do Triângulo Mineiro.
O objetivo é divulgar orientações sobre como agir, prevenir e denunciar os incêndios no campo.
Dados do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) mostram que as queimadas registradas no ano passado afetaram 400 mil hectares na região Centro-Sul, sendo 40% de cana ainda não colhida.
A campanha, chamada “Juntos, protegendo a vida” destaca que o impacto dos incêndios para o meio ambiente, a biodiversidade, para a saúde e segurança da população, e, consequentemente, para a economia.
Entre as orientações estão não jogar pontas de cigarro em áreas de vegetação, evitar acender fogueiras, principalmente em períodos de seca e armazenar materiais inflamáveis, como palha e madeira, em locais seguros e afastados.
Além disso, incentivar a coleta seletiva e o descarte correto de resíduos e não queimar lixo ou folhas secas.
Outras dicas são manter os extintores de incêndio em bom estado e, claro, denunciar queimadas ilegais aos órgãos responsáveis, como o Corpo de Bombeiros. O número é o 193.