Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado pelo MEC

0
11
Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, participou nesta sexta-feira (8) de uma reunião na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, que marcou o anúncio oficial da implantação do campus da instituição no município. A oficialização foi feita recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e representa uma grande conquista para Lucas do Rio Verde, para Mato Grosso e para o Brasil.

“Participei nesse início de tarde de uma importante reunião aqui, na Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, na presença da reitora, a professora Marluce, também o senador Wellington Fagundes e toda a equipe técnica e professores, onde, oficialmente, foi comemorado e anunciada a implantação do campus da Universidade Federal, uma grande conquista para Mato Grosso e uma grande conquista para o município de Lucas do Rio Verde e região. Aliás, uma conquista para o Brasil, porque a Universidade Federal é, sem dúvida nenhuma, uma âncora importante para o desenvolvimento econômico de qualquer região do Brasil. Meus agradecimentos à reitora, ao senador Wellington Fagundes e também ao ministro Camilo Santana e ao senador Carlos Fávaro, que muito nos apoiou.”

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, destacou que a autorização do MEC já foi formalizada e que a previsão é iniciar as aulas em março de 2026.

“Sim, nós já tínhamos desde o primeiro encontro com o ministro Camilo Santana a autorização. Mas a autorização precisa ser oficializada. Então, hoje a gente já tem um número de protocolo de criação do campus de Lucas do Rio Verde com a criação e com o funcionamento dos cursos. Nós elaboramos os projetos pedagógicos. O prefeito apresentou a sua contrapartida, que é do espaço físico e da assistência dos técnicos administrativos, e tudo provavelmente deverá acontecer em março de 2026. Em março de 2026, a Universidade já estará recebendo os seus estudantes.”

O campus da UFMT em Lucas do Rio Verde será um centro de formação, pesquisa, tecnologia e inovação. Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês), escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região.