Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) recebeu a segunda edição do “Impacta Mais Talks” – evento promovido pelo Impact Hub, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O encontro ocorreu na última quarta-feira (30), e teve como tema “ESG que Gera Valor”, que contou com a participação de profissionais da área para discutirem a aplicação da sigla no ambiente corporativo.
Evento reuniu profissionais que atuam com ESG, os convidados apresentaram cases de sucesso e realizaram debates sobre o tema
Nesta edição, estiveram presentes: o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a gerente do CSS, Tássia Gonçalves, a superintendente de economia criativa da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel-MT), Alessandra Okamura, a head de sustentabilidade da ADM do Brasil, Gislene Assunção, e o assessor de sustentabilidade do Sicredi Ouro Verde, Victor Uchôa. A mediação ficou por conta da sócia-diretora da Impact Hub Cuiabá, Cristiane Furlanetti.
O evento tem como objetivo promover um espaço de conexão, reflexão e troca entre lideranças empresariais e a comunidade local, inspirando práticas reais em ESG (Ambiental, Social e Governança), que geram valores concretos para os negócios e a sociedade.
Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, debater a sustentabilidade é abrir caminhos para a construção de novas perspectivas de futuro.
“A perspectiva da sustentabilidade, acima de tudo, é sobre conexão. No livro ‘Abundância’, de Peter Diamandis e Steven Kotler, os autores afirmam que a solução para todos os problemas da humanidade já existe, basta conectarmos as pessoas. Temos aqui presentes profissionais de empresas que atuam em inovação, mas todos nós precisamos ser inovadores e trabalharmos em conjunto por um ecossistema cada vez mais sustentável e próspero”, afirma.
A gerente do CSS, Tássia Gonçalves, destaca a atuação da instituição junto aos pequenos negócios e órgãos públicos na promoção da sustentabilidade.
“O CSS está há 15 anos desenvolvendo e promovendo ações estratégicas e mostrando, na prática, que todo o planeta só tem a ganhar quando aplicamos práticas sustentáveis no ambiente corporativo, nas repartições públicas ou, até mesmo, na nossa vida pessoal. Temos como exemplo prático deste trabalho, o lançamento do ‘Diagnóstico ESG’- uma ferramenta nova e gratuita que vai instruir as pequenas empresas a terem autoconhecimento sobre elas próprias no que tange às práticas sustentáveis”, destaca.
A analista Técnica do Sebrae/MT, Beatriz Biancardini, reforça a importância de trazer o tema aos pequenos negócios.
O “Impacta Mais Talks” reuniu lideranças, investidores, empresários e agentes do ecossistema de inovação e impacto social
“O Sebrae Mato Grosso, sendo tão atuante como é, quando se trata de ecossistema de inovação, faz total sentido para que a gente faça essa união de forças para trazer este evento ao CSS, que além de ser nossa casa, é o polo de referência em sustentabilidade na América Latina. O tema escolhido nesta edição tem conexão com as gerações futuras. Discutimos as nossas ações de hoje, que terão reflexões no nosso futuro” pontua.
A sócia-diretora Impact Hub Cuiabá, Cristiane Furlanetti, salienta que a sequência de eventos do “Impacta Mais Talks” vem sendo realizada há mais de 10 anos em diversas cidades do país, e que em junho deste ano ele desembarcou em Cuiabá. Ela ressalta o apoio do Sebrae/MT na realização do evento.
“É um processo em que a gente vem caminhando e trazendo o mercado para caminhar conosco e a gente, juntos, poder gerar mais transformações. Temos o objetivo de fomentar os atores que estão em cada região e possam dar mais voz ao território. Aqui, estamos unindo o Sebrae, que é um agente de transformação, com o objetivo de as pessoas conhecerem e saberem o que é a sustentabilidade”, conclui.