Avanço da colheita da safrinha 2025
A colheita do milho safrinha 2025 segue em ritmo acelerado no Centro-Sul do Brasil e alcançou 98% da área cultivada até a última quinta-feira (21), segundo levantamento da AgRural. O resultado representa avanço em relação à semana anterior, quando os trabalhos estavam em 94%.
No mesmo período do ano passado, a colheita da safrinha 2024 já havia sido concluída. Em Mato Grosso, maior produtor do país, a colheita foi finalizada ainda na semana encerrada em 8 de agosto. Nos demais estados da região, as máquinas avançam sobre os últimos talhões.
Plantio do milho verão 2025/26
Enquanto a colheita da safrinha chega ao fim, o plantio do milho verão 2025/26 começa a ganhar força. Até o dia 21 de agosto, 3,2% da área estimada no Centro-Sul já havia sido semeada. O índice representa crescimento em relação à semana anterior (1,6%), mas segue abaixo do ritmo observado há um ano, quando o plantio já somava 4,2%.
Condições climáticas impulsionam semeadura
As boas condições climáticas, com chuvas e aumento das temperaturas nos estados do Sul, vêm favorecendo os trabalhos de campo. O Rio Grande do Sul concentra a maior parte da semeadura neste início, mas áreas de Santa Catarina e Paraná também já registram avanço nas operações.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio