Com recursos do Programa do Governo do Estado de Mato Grosso Fila Zero e contrapartida dos municípios, o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires realizará 600 cirurgias bariátricas.
Os primeiros procedimentos foram executados no mês de junho deste ano e até o momento, já foram realizadas 64 cirurgias, com investimento de aproximadamente R$ 1.5 milhão.
A secretária-executiva do Consórcio de Saúde, Solimara Moura, explica que a cirurgia bariátrica e a reparadora foram incluídas na lista de procedimentos do Fila Zero este ano.
A inclusão foi resultado do trabalho do Consórcio de Saúde e dos prefeitos, junto a Secretaria de Estado de Saúde. A previsão de investimento é superior a R$ 13 milhões.
“Desde o início do programa, vínhamos cobrando a inclusão dos procedimentos, devido a grande demanda e a demora nos atendimentos. Hoje, com o recurso administrado pelo consórcio, estamos dando vazão e os pacientes estão sendo atendidos”.
O número de cirurgias por município é decidido pelos municípios, de acordo com a demanda. Sorriso (22) e Lucas do Rio Verde (11) foram as cidades que mais realizaram o procedimento até o momento.
O representante comercial Ricardo Laureano, de Lucas do Rio Verde, foi um dos pacientes beneficiados. A cirurgia foi realizada no dia 28 de junho, no Hospital São Lucas, na época ele pesava 130 quilos.
Aos 49 anos de idade, ele conta que esperava pelo procedimento há três anos e meio e devido ao sobrepeso, desenvolveu várias doenças, como o diabetes, hipertensão e esteatose hepática.
“É uma mudança muito grande, já eliminei quase 20 quilos, a autoestima está elevada, mais confiante. Estou conseguindo fazer exercícios, dormir melhor. Só tenho a agradecer a todos pela oportunidade”, comemora Laureano.
Segundo o presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o maior legado dos programas de redução de filas do Estado é o fortalecimento da saúde no interior.
Todos os procedimentos, incluindo as consultas e exames, são realizados nos hospitais e clínicas médicas da região, fazendo com que o recurso fique nos municípios.
“Todo mundo ganha. A população ganha com o atendimento de qualidade e muito mais próximo, a saúde do interior se fortalece, movimenta a economia dos municípios, porque os recursos ficam na região, gerando novos investimentos”, finaliza o presidente.
Integram o grupo, os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem e Boa Esperança do Norte.
Texto: Ascom/CPS Vale do Teles Pires