O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, 10 de agosto.
E, se você pretende presentear, mas ainda não foi às compras, não se sinta sozinho.
É que, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 12 milhões e 900 mil consumidores devem comprar os presentes nestes dias que antecedem a data.
A entidade alerta que as compras de última hora podem ser uma ameaça ao orçamento. Isso porque, as lojas nesses dias tendem a ficar mais cheias, o que dificulta as negociações – além disso, seja em lojas físicas ou em lojas online, o consumidor fica sem tempo para fazer uma boa pesquisa de preços.
E tem ainda um outro problema: as fraudes. Os fraudadores costumam se aproveitas de datas como essas para aplicar golpes e, na pressa, o consumidor, por vezes, acaba descuidando da atenção.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, fraudes em sites falsos, redes sociais e até pessoalmente, com o famoso “golpe do presente”, são comuns nessas ocasiões em, por isso, todo cuidado é pouco.
Algumas dicas podem ajudar a evitar contratempos.
Prefira sempre comprar em sites conhecidos e verifique a reputação daqueles que vc não conhece.
Desconfie de promoções enviadas por e-mail ou WhatsApp e nunca clique direto nos links. O ideal é você mesmo digitar o endereço da loja online no navegador.
Nas compras online, prefira o pagamento por pix ou usando cartões virtuais. E confira todos os dados antes de confirmar a transações. Desconfiou? Não faça.
Nas compras presenciais, insira você mesmo seu cartão na maquininha e esconda sua senha. E, se não conseguir visualizar o valor no visor da maquininha, o melhor é desistir da compra.