Escola de Saúde Pública realiza roda de conversa para novos servidores nesta quinta-feira (28)

0
10
A roda de conversa tem o objetivo de fazer a abertura do curso para os novos servidores Crédito - SES-MT

A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta quinta-feira (28.8) uma roda de conversa voltada aos trabalhadores da instituição, para marcar o lançamento de um curso direcionado aos novos servidores.

Com o tema “Programa de Qualificação para a Gestão do SUS: conhecendo para transformar os processos de trabalho na SES-MT”, a aula inaugural terá certificação de três horas e será transmitida ao vivo pelo YouTube (https://youtube.com/live/DyzSBj86IWQ?feature=share), das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/RwYYufcq.

O encontro abordará questões ligadas à ética, à saúde pública, à gestão do trabalho e ao papel da ESP na formação em saúde, valorizando o diálogo e a participação dos servidores.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa busca acolher os novos profissionais e facilitar a integração à pasta.

“A SES ganha muito com essa capacitação, pois é fundamental que os novos servidores da Secretaria compreendam o funcionamento do SUS e das diferentes instâncias da pasta”, destacou.

Para a superintendente da ESP, Silvia Tomaz, o momento marca oficialmente a abertura do curso, pensado no acolhimento para orientar os recém-chegados para cooperar com o início do exercício profissional na SES – MT.

“Queremos que conheçam a estrutura organizacional, atuem com ética e tenham clareza sobre os processos da Secretaria, favorecendo um ambiente de trabalho mais organizado, colaborativo e satisfatório”, afirmou.

A programação contará com a participação do advogado e professor adjunto da UFMT, Bernardo Leandro Costa, que falará sobre ética no serviço público; do enfermeiro e servidor da SES da Bahia, Bruno Almeida, que abordará a saúde pública em seu projeto ético-político-democrático; da servidora efetiva da SES-MT, Izabella Sant´Anna, que tratará da gestão do trabalho em saúde; e da própria superintendente Silvia Tomaz, que discutirá o SUS como escola.

Mais sobre o curso

O Programa de Qualificação para a Gestão do SUS, com o eixo temático “conhecendo para transformar os processos de trabalho da SES”, será disponibilizado via plataforma Moodle da ESP, para os trabalhadores da SES de Mato Grosso. O curso conta com 300 vagas e será disponibilizada certificação de dez horas.

O objetivo do curso é fazer com que os novos trabalhadores da SES conheçam a estrutura organizacional, entendam o que é o SUS, seus princípios e diretrizes, conheçam os setores que compreendem as diversas instâncias da SES e saibam como está organizado e estruturado os setores e processos de trabalho.

*Sob a supervisão de Luiza Goulart

Fonte: Governo MT – MT