Honrando o seu compromisso com a educação básica, Lucas do Rio Verde, mais uma vez, ocupa uma posição de destaque no Prêmio Alfabetiza MT. Nesta 4ª edição três escolas municipais foram premiadas pelo excelente desempenho nos índices de alfabetização. A cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (20) no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, reuniu os representantes das 100 melhores escolas de Mato Grosso.
Representando o município luverdense, participaram do evento coordenadores, professores, membros da equipe técnica e os gestores das escolas municipais Vinicius de Moraes, Professora Joice Martinelli Munhak e Fredolino Vieira Barros, que foram premiadas.

(Foto: )
“O reconhecimento do trabalho realizado com profissionalismo, dedicação e compromisso é representado através do resultado do 4º prêmio Alfabetiza MT. Toda a educação está em festa por ser representada pelas escolas premiadas”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Para a gestora da escola Vinicius de Moraes, Débora Oliveira o sentimento é de realização. “É uma alegria muito grande ver o reconhecimento do esforço conjunto dos professores, monitores e da coordenadora da nossa escola que se dedicam diariamente para alfabetizar nossas crianças.”
(Foto: )
O Programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, por meio de parceria entre Estado e Municípios, disponibiliza recursos para o processo formativo no decorrer do ano e, ao final do processo, realiza a premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação.
A premiação visa reconhecer o desempenho das escolas na alfabetização, por meio de avaliação dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados e que tenham sido avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso – Avalia MT, através da Avaliação Somativa, e premiar todos os anos as 100 escolas que se destacaram com os melhores desempenhos.
Educação que transforma
Recentemente, o Indicador Criança Alfabetizada demonstrou que Lucas do Rio Verde superou a meta estipulada pelo Ministério de Educação para o ano de 2024, chegando a 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados. Dessa forma, o Município está cada vez mais próximo de atingir a meta de alfabetização estipulada para 2027, de 73,85%.
Essas conquistas reforçam o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, que reconhece o papel essencial dos professores e valoriza o aprendizado das crianças, construindo, assim, um futuro cheio de oportunidades para os mais de 14 mil estudantes da rede municipal.