Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Esmagis-MT certifica nova turma do curso Formação de Formadores – Nível 1

Na terça-feira (26 de agosto), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), concluiu a formação de mais uma turma de magistrados e servidores no curso “Formação de Formadores – Nível 1”.

Transmissão de conhecimento, ensinagem, protagonismo, saber-ser-fazer são algumas das competências trabalhadas ao longo dos três módulos do curso, iniciado em 14 de julho. O último módulo foi realizado presencialmente na sede da Escola, na segunda e terça-feira (25 e 26 de agosto).

Os módulos 1 e 3 foram ministrados pelo professor pedagogo do Superior Tribunal de Justiça e diretor da Escola de Consensualidade do TRF1, Fernando de Assis Alves, e pelo juiz federal no Rio de Janeiro e professor da Enfam, Vladimir Santos Vitovsky. Já o módulo 2, ofertado na modalidade EAD, contou com a tutoria do juiz Jeverson Luiz Quintieri, mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o módulo desta semana, o juiz Vladimir Vitovsky explicou que as palavras-chave são ressistematização, retomada e reorganização. “O módulo 1 foi um módulo de quebra de paradigmas. Estávamos acostumados com um determinado tipo de ensino e aprendizagem, muito típico das faculdades, especialmente da faculdade de Direito, que era mais expositivo. Mudamos esse paradigma com novas diretrizes pedagógicas, com um novo tipo de relação professor-aluno, novas metodologias sendo utilizadas, valorizando a avaliação como instrumento de ensino e aprendizagem. O módulo 2 vem com uma parte mais teórica sobre o planejamento de curso, com apostila. Se o módulo 1 era vivencial, experiencial, o módulo 2 traz a teoria”, pontuou.

O terceiro módulo buscou reorganizar as novas ideias, metodologias, diretrizes e concepções de relação professor-aluno, conectando a prática à teoria. “Então, é esse fechamento, essa ressistematização. Só que essa ressistematização, mais do que uma síntese, é algo que chamamos de síncrese, porque retomamos tudo aquilo que foi visto, mas também criamos e produzimos com base nesse conteúdo. Tanto que as metodologias utilizadas são distintas das do módulo 1 e do módulo 2, agregando ainda mais para que os participantes saiam daqui como formadores”, complementou.

Ele elogiou o desempenho da turma, avaliando os alunos como criativos, produtivos e inovadores, assim como a direção da Esmagis-MT pela divulgação da iniciativa e pela organização das aulas. “O comprometimento do Tribunal, dos seus gestores e da Escola são os grandes responsáveis pelo sucesso do curso.”

Segundo o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, titular da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, o curso foi muito bom em razão de sua praticidade. “Muito daquilo que foi ministrado na sala de aula e aplicado como exercício tem uma conotação muito prática e que permite que a gente consiga conectar à nossa realidade no dia a dia no gabinete. A própria atividade e o plano de aula que eu desenvolvi ao longo do curso, que é a gestão de gabinetes, vai permitir que eu consiga replicar isso não só para o meu gabinete, mas também para os demais gabinetes do nosso Poder Judiciário. Então, o curso foi muito bom e todas as aulas ministradas tiveram alto índice de aproveitamento pelos alunos.”

Para a diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje/CGJ), Sushiene Tassinari Machado, concluir o curso trouxe um sentimento de transformação. “O Fofo está me auxiliando nessa dinâmica de repassar o conhecimento, de transmiti-lo. Então, para mim, está sendo de grande valia. Contribui para o desempenho da minha função, para que eu me torne uma pessoa melhor no ambiente de trabalho e também transforme as pessoas que trabalham comigo. Que venha o próximo módulo em breve e que eu também faça parte do time, para que continuemos, de forma permanente, nos capacitando cada vez mais e trazendo mais pessoas para esse projeto”, avaliou.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Sair da versão mobile