A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, proporcionou neste sábado (30), no Auditório dos Pioneiros, um aulão especial de Língua Portuguesa e de Matemática, com a participação de 170 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro foi nomeado pelos próprios alunos como “Ação IDEB 2025 – Calculando a Gramática”.
O evento, realizado durante o período da manhã, teve como objetivo incentivar os alunos da rede municipal a se dedicarem ainda mais aos estudos dessas duas disciplinas, bem como para a preparação para o ingresso no Ensino Médio. O momento também contou com atividades de integração e descontração.
A abertura contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, da secretária de Educação, Elaine Lovatel e demais profissionais da pasta.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
“A educação ela é prioridade, fomos o segundo lugar em Mato Grosso no ranking de municípios mais competitivos e é dessa forma que se constrói, que se transforma. Nós temos aqui o slogan de “Educação que transforma” e fazer isso, chamar os jovens para prepará-los para as provas do IDEB, para motivá-los, é uma iniciativa muito importante”, acrescentou o prefeito Miguel Vaz.
Participaram do aulão alunos de quatro escolas que ofertam o Ensino Fundamental, duas delas do perímetro urbano e outras duas da zona rural. O reforço é voltado para preparar os estudantes para a prova SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.
“Este é o primeiro encontro dos alunos e o objetivo é melhor prepará-los para as avaliações externas que vão surgir agora até o final do ano. Nós temos a prova do IFMT, nós temos a prova da Escola Militar para o Ensino Médio, e a prova do Saeb, que também mede o IDEB do nosso município. Então são três grandes avaliações externas que são oportunidades para os nossos estudantes. Serão três sábados, com encontros como este”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
O SAEB avalia alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e serve como base para o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas educacionais. O aulão foi ministrado pelos professores Osmar Silva, de matemática, e Sergio Vieira, de português.
“Nós fizemos um pequeno recorte daquilo que os nossos professores vêm fazendo em sala de aula com muita excelência, e trazemos um pouquinho de dinâmica e a tecnologia. Temos a parte de teoria, mais envolvendo os alunos com a prática”, observou o professor Osmar Cicero da Silva.
Para o professor de Lingua Portuguesa, Sergio Vieira, a proposta é engajar ainda mais os estudantes e incentivar o estudo. “Nós acreditamos que estes encontros irão ser um momento para que a gente consiga impulsionar, principalmente com essa garotada, o gosto, o tato pela gramática, pela língua portuguesa e também pela matemática”, salientou.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. Segundo eles, o aulão foi uma oportunidade de aprendizado fora da rotina tradicional de sala de aula. “Português e Matemática são uma das disciplinas mais difíceis, mas com esse aulão eu espero que eu consiga aumentar as minhas notas, está sendo muito bom participar”, disse o estudante do 9º ano, Guilherme, Acer.