
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira, 5, uma operação contra uma organização criminosa envolvida em falsificação de anabolizantes e emagrecedores. Os medicamentos eram fabricados e vendidos clandestinamente em todo o Brasil.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, no total, são cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e outros 35 de prisão, tanto no território paulista quanto em outros 12 Estados. Não há confirmação de quantos já foram presos.
Até o momento, mais de 20 suspeitos foram capturados. A operação segue em andamento. Como as identidades não foram divulgadas, as defesas não foram localizadas.
Investigadores se passaram por clientes para descobrir esquema
Conforme acompanhamento iniciado há aproximadamente um ano por agentes da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), a quadrilha usava uma empresa clandestina para produzir e vender medicamentos sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante as investigações, policiais se passaram por clientes para constatar a fraude.
Desta forma, os envolvidos, além de produzirem os medicamentos ilegalmente, ainda comercializavam os produtos pela internet aos clientes (pessoas físicas) sem a necessidade de apresentação de receita médica de controle especial.“Recebemos denúncias do setor de fraudes de plataformas digitais que essa organização estaria produzindo e vendendo ilegalmente produtos medicinais sem autorização da Anvisa. Já no começo da investigação constatamos a ilegalidade, mas fomos recolhendo mais provas”, disse, por meio de nota, o delegado Ronald Quene, coordenador da operação.
O delegado disse ainda que os suspeitos conseguiram movimentar R$ 25 milhões nos últimos cinco anos com as atividades ilegais, de acordo com os dados extraídos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
“As equipes se deslocaram às 6h (desta terça-feira), depois de uma reunião de alinhamento, para dar início aos mandados de busca e de prisões temporárias”, afirmou Quene.
Houve ainda quebra de sigilo das redes sociais e da conta bancária da empresa, segundo a SSP.
Polícia deflagra operação contra quadrilha envolvida em falsificação de anabolizantes. Foto: Divulgação/SSP
No Estado de São Paulo, há 57 ordens judiciais sendo cumpridas na capital paulista, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.
“Os demais mandados são cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco”, acrescenta a SSP.
Fonte: Estadão