A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou um alerta sobre o aumento dos casos de covid-19 no Ceará e no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o boletim semanal InfoGripe, que monitora os casos de síndrome respiratória aguda grave no país o vírus sincicial respiratório, o VSR, embora em tendência de queda, continua sendo motivo de preocupação, principalmente entre crianças pequenas.
Já entre os idosos, os casos de síndrome respiratória aguda grave causados pelo vírus Influenza A ainda estão em níveis moderados a altos em várias regiões do país.
De modo geral, os dados mostram que os vírus mais diagnosticados no Brasil são: VSR, rinovírus, Influenza A e covid-19, nessa ordem.
O vírus que responde pela maior quantidade de mortes associadas a casos de síndrome respiratória aguda grave é o da influenza A, responsável por 51,6% dos óbitos nas últimas 4 semanas,
18,4% dos óbitos por síndrome respiratória no período foram por VSR, 18% por rinovírus e 8,1% por covid-19.
A Fiocruz reforça a importância da vacinação contra o coronavírus, principalmente para idosos e pessoas com baixa imunidade, que precisam tomar reforços a cada seis meses. Também é fundamental manter a imunização contra a vacina da gripe em dia.