A Federação Matogrossense de Futebol, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, concluiu nesta sexta-feira, 8 de agosto, o 3º Seminário Regional de Arbitragem, realizado em Cuiabá como parte do projeto “Arbitragem Sem Fronteiras”. O evento reuniu 70 participantes de todo o estado, sendo 36 árbitros centrais e 34 assistentes, em uma programação de três dias voltada à capacitação técnica, atualização das diretrizes de arbitragem e desenvolvimento profissional.
O seminário contou com a participação dos instrutores Rodrigo Cintra, Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Fabrício Vilarinho, árbitro assistente FIFA, e Cláudio José Soares, Coordenador Pedagógico do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira. As atividades incluíram treinamentos técnicos e físicos na Arena Pantanal, palestras e debates sobre controle de jogo, faltas táticas, mão na bola, impedimento, entre outros temas, além de momentos de feedback para aprimoramento individual.
Rodrigo Cintra destacou o empenho dos árbitros locais e a importância da troca direta com a comissão de arbitragem:
“A receptividade aqui em Cuiabá foi sensacional. É a primeira vez que um presidente da comissão de arbitragem vem para participar ativamente dos treinamentos, dar instruções e falar diretamente com os árbitros sobre as expectativas do futebol. Isso cria um ambiente motivador e prepara esses profissionais para uma carreira promissora. Temos árbitros prontos para atuar em séries D e C, e com homologação específica de VAR, poderão avançar para as séries B e A. O que nos falta é oferecer o olhar técnico e o suporte para que esses profissionais possam alcançar esses níveis. Saímos deste evento confiantes de que Mato Grosso tem grandes nomes potenciais e promissores que vão contribuir para a renovação da arbitragem brasileira nos próximos anos.”
O árbitro do quadro da CBF e da FMF, Rodrigo Fonseca, reforçou a relevância da aproximação entre as entidades. “A relação direta entre a Confederação e a Federação Mato-grossense permite maior reconhecimento e apoio ao nosso trabalho, assegurando prestígio, escalas e recursos para Mato Grosso. O seminário trouxe aprendizados essenciais, especialmente na preparação física e no posicionamento, fundamentais para arbitragem de alto nível.”
Para a árbitra assistente da FIFA e integrante da FMF há 10 anos, Fernanda Kruger, a realização do seminário marca um avanço importante para a arbitragem local. “A Arbitragem Sem Fronteiras dentro do nosso estado hoje, é visibilidade para o futebol mato-grossense, para nossos árbitros, para os novos que acabaram de se formar, é mostrar que a arbitragem de Mato Grosso tem competência e pode chegar à Série A do Brasileiro. Todo árbitro deveria ter uma experiência como essa.”
A realização do seminário reafirma o compromisso da Federação Matogrossense de Futebol com a qualificação contínua e valorização dos profissionais da arbitragem. O evento fortalece a integração com a CBF, amplia a visibilidade dos árbitros locais e abre novas oportunidades para que os profissionais mato-grossenses participem de competições do cenário nacional.