Um homem envolvido em crimes de corrupção ativa, falsa identidade e direção perigosa foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (25.8), em ação realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. O suspeito também era considerado foragido da Justiça de Goiás, e tinha mandado de prisão em aberto por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
A prisão do suspeito ocorreu após ele colidir na traseira de uma viatura da Derf na Avenida Beira Rio. Ao ser abordado, o condutor demonstrou nervosismo, afirmando não possuir habilitação, além de informar nome diverso de sua verdadeira identidade.
Durante o deslocamento até a delegacia, o suspeito tentou oferecer vantagem indevida a um investigador, pedindo que “conversasse com os colegas” para evitar sua apresentação à autoridade policial. A tentativa de corrupção foi prontamente recusada pelo servidor, que seguiu com os procedimentos legais.
Na unidade policial, após checagens em sistemas de segurança e reconhecimento facial, a equipe da Derf identificou o verdadeiro nome do suspeito e verificou que havia contra ele um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Goiás, no contexto da Operação Broker Phantom. A operação, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, investiga uma organização criminosa com atuação nacional, especializada em fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro.
Ainda na delegacia, o suspeito tentou destruir o próprio aparelho celular, arremessando-o ao solo e golpeando-o contra a bancada, em clara tentativa de impedir o acesso a eventuais provas armazenadas no dispositivo.
Diante dos fatos, o delegado responsável pela prisão, Hugo Abdon, autuou o suspeito em flagrante pelos crimes de corrupção ativa, falsa identidade e direção de veículo automotor sem habilitação, gerando perigo de dano. Também foi representada a prisão preventiva do suspeito, que permanecerá custodiado à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT