A Guarda Municipal de Trânsito (GMT) divulgou o relatório atualizado dos sinistros (acidentes) de trânsito registrados de janeiro a julho de 2025. Nos sete primeiros meses desse ano foram registrados 482 sinistros de trânsito sem vítimas e 312 com vítimas, totalizando 794 situações. O número – 794, representa uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2024 quando foram contabilizadas 966 situações.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, coronel da reserva da PM, Adriano Denardi, frisa que as equipes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) tem atuado incisivamente na cidade para atender aos chamados. “Também reforçamos a instalação de equipamentos de segurança eletrônicos, inclusive com o reforço no número das câmaras de segurança instaladas na cidade, com certeza, essas ações contribuíram na queda”, frisa.
Em 2025, os meses com maior número de acidentes com vítimas foram fevereiro com 45 registros e maio com 56 situações. Maio também registrou o maior número de ocorrências sem vítimas com 78 situações; julho aparece na sequencia com 76 registros.
Denardi pontua que os números integram um relatório único com dados de atendimentos da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, ressaltando que as forças de segurança e salvamento atuam de forma conjunta no Município.
“Acreditamos que a presença constante da Guarda, o alto número de palestras, abordagens orientativas e a revitalização da sinalização foram fundamentais na redução desses números”, completa o coordenador da GMT, Márcio Pires. Para o coordenador, a busca por um trânsito mais seguro “é um debate que envolve toda a sociedade e com cada um fazendo sua parte, respeitando a legislação vigente e assumindo sua responsabilidade. Agindo dessa forma, estaremos evitando eventuais tragédias e salvando vidas”, diz.
Infrações
Além do relatório de acidentes, a GMT também divulgou um relatório geral das infrações cometidas. Dirigir sem a carteira nacional de habilitação (CNH) configura como a primeira da lista. Foram emitidas 1.238 multas pela falta de CNH; em 2024 foram 1.882 registros. Dirigir sob a influência de álcool originou 856 multas; em 2024 haviam sido 1.070 situações. “Essas quedas são muito bem-vindas e revelam um trânsito mais seguro”, frisa o adjunto da pasta, Gilvano de Ávila.
Perturbação do sossego alheio
Os registros de atendimentos de situações de perturbação do sossego alheio também diminuíram. De janeiro a julho foram 1.505 chamados atendidos, 166 dessas situações exclusivamente ligadas à perturbação do sossego em comércios. Em 2024 foram 1.861 situações. “Esse número – 1.861, engloba todas as chamadas de 2024, não há a separação de comércios e residências”, explica Pires. “E vale ressaltar que a GMT está sempre à disposição da população”, acrescenta.
Como acionar a GMT
Para quem tiver dúvidas sobre o trabalho da GMT ou busca orientações, o indicado é procurar a equipe da GMT por meio do 153 ou pelo 99668-2034; outra opção é ir pessoalmente até a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT