O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), realizou reunião com os cartórios das duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande, nesta segunda-feira (25.08). O objetivo foi avaliar os percentuais de evolução da coleta biométrica nos últimos 60 dias e discutir estratégias para ampliar o atendimento aos eleitores e eleitoras.
Juntas, Cuiabá e Várzea Grande concentram cerca de 20% do eleitorado do Estado ainda sem biometria. Entre as ações debatidas, foram apresentadas iniciativas de busca ativa, mutirões, reabertura de postos de atendimento e outras medidas voltadas à depuração do cadastro eleitoral. Além disso, foram compartilhadas boas práticas e experiências bem-sucedidas.
A 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande foi destaque por apresentar a melhor evolução no período, servindo de exemplo para as demais unidades. “A troca de ideias é essencial para que possamos replicar iniciativas que já estão trazendo resultados positivos”, destacou o corregedor regional eleitoral em substituição, desembargador Lídio Modesto. Ele recomendou a antecipação dos mutirões da 49ª Zona Eleitoral para que iniciem setembro, com ampla divulgação à população e envolvimento de lideranças locais, gestores escolares, agentes de saúde e demais parceiros comunitários.
Outras orientações repassadas pela Corregedoria incluíram a realização de novos atendimentos pela 1ª Zona Eleitoral na região do Porto, em Cuiabá, após o sucesso da ação que beneficiou cerca de 400 pessoas, além da necessidade da 55ª Zona Eleitoral em promover mutirões em áreas mais afastadas, como o bairro Pedra 90, que reúne aproximadamente 2 mil eleitores e eleitoras sem biometria.
Também foi indicada a realização de depuração do cadastro nos municípios de Livramento e Acorizal, com base em pesquisas no Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), Receita Federal e outras fontes. “A medida deverá se estender a Cuiabá e Várzea Grande, ampliando a eficiência no cruzamento de dados. Com a união de esforços entre os cartórios eleitorais, a Corregedoria e parceiros locais, o TRE-MT busca avançar de forma significativa na regularização biométrica do eleitorado, assegurando maior confiabilidade ao cadastro eleitoral e reforçando o compromisso com a transparência e a participação democrática”, destacou o desembargador Lídio Modesto.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem está dividida em dois registros de uma reunião institucional. No lado esquerdo, um grupo de pessoas está sentado em torno de uma mesa com café e água, em uma sala com bandeiras ao fundo, em ambiente formal. No lado direito, outra perspectiva mostra participantes reunidos em torno de uma mesa, observando uma apresentação projetada na parede com uma tabela de evolução percentual, sugerindo discussão de dados e resultados.
Fonte: TRE – MT