Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Justiça Eleitoral realiza mutirões em Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa

Eleitores dos municípios de Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa terão, a partir desta semana, mais uma oportunidade para fazer o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A Justiça Eleitoral fez um planejamento para levar atendimento àqueles eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica nos três municípios. Idosos que vivem no Abrigo Sombra da Acácia, em Jaciara (147 km de Cuiabá), serão atendidos na manhã desta terça-feira (26) pela Justiça Eleitoral no município, com foco no cadastramento biométrico de eleitores.

No abrigo, será feita a coleta biométrica junto aos 22 moradores da instituição. A entidade está localizada na rodovia BR-364, km 277, zona rural da cidade. Nesse mutirão, assim como em outros, a Justiça também levará outros serviços, como alistamento eleitoral (1º título), revisão, mudança de domicílio, segunda via e emissão de guias para pagamento de multas eleitorais. Nessa ação, o atendimento é exclusivo aos moradores do abrigo. Para ser atendido nos mutirões, basta apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Esse mutirão é parte da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que visa ampliar a coleta biométrica dos eleitores no estado em 2025 para, no mínimo, 98%. Os mutirões nas três cidades buscam eleitores de vários perfis e faixas etárias. Vizinhas, elas são atendidas pelo Cartório da 14ª Zona Eleitoral, com sede em Jaciara. Para os mutirões, a Justiça Eleitoral leva toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores.

Nos mutirões, o TRE-MT vai atuar com dois servidores e dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor já deixe o mutirão com o título eleitoral em mãos e a indicação para baixar o e-Título, documento eleitoral com foto.

No panorama estadual, Mato Grosso já alcançou a marca de 89,12% do eleitorado com biometria, perfazendo um público de 2.246.757 dentro de um universo de 2.520.956 eleitores e eleitoras no estado, segundo a Justiça Eleitoral. Ainda faltam 274.199 eleitores, ou 10,88% do eleitorado.

Jaciara
Outro mutirão será realizado nas dependências do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMT), em Jaciara. O atendimento é aberto a toda a população, inclusive àqueles que não têm domicílio eleitoral em Jaciara, e será realizado entre os dias 2 e 4 de setembro, no horário das 9h às 11h e das 13h às 17h. O IFMT está localizado na Avenida Zé da Bia, nº 976 – Bairro Jardim Aeroporto II, também em Jaciara.

“Já fizemos divulgação no rádio, pela TV e em carro de som para que os eleitores procurem o cartório eleitoral, porque o maior número de pessoas sem biometria está na cidade, na zona urbana, então não é difícil para eles virem ao cartório. Por outro lado, quem não puder ir ao cartório deve aproveitar os mutirões que a Justiça Eleitoral realiza para fazer a biometria ou ficar em dia com as suas obrigações eleitorais”, enfatizou a chefe do Cartório Eleitoral da 14ª ZE, Rosângela Colli Dal Prá.

O panorama eleitoral em Jaciara aponta que o município está próximo de atingir a meta da campanha Biometria 100%. Dos 19.889 eleitores aptos a votar, a coleta biométrica já foi feita junto a 95,78%, ou 19.050 pessoas. A Justiça Eleitoral busca 839 eleitores, o correspondente a 4,22%. Os dados são do TRE-MT, que acompanha as ações da biometria em tempo integral.

São Pedro da Cipa

Em São Pedro da Cipa (distante 11 km de Jaciara), serão dois mutirões eleitorais no município. O primeiro atendimento será realizado nesta quinta-feira (28), das 7h às 10h e das 13h às 17h, no Posto do Programa de Saúde da Família (PSF II) “Wilma Alves Pimenta Figueiredo”, situado na Avenida Irmã Valdina Tambosi, s/nº – Vila Érica. Já o segundo ocorrerá na sexta-feira (29), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado ao lado da Prefeitura de São Pedro da Cipa, no horário das 13h às 17h. A unidade está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 335 – Bairro Centro.

Dados da Justiça Eleitoral indicam que em São Pedro da Cipa são 418 eleitores sem biometria, o que corresponde a um universo de 10,80% dos eleitores. No município, são 3.872 eleitores aptos a votar, dos quais 3.454 já fizeram a biometria, ou 89,20% do eleitorado.

Juscimeira

Distante cerca de 15 km de Jaciara, Juscimeira é outro município mato-grossense a ser atendido por mutirão eleitoral com o propósito de realizar a coleta biométrica dos eleitores. O cartório eleitoral agendou quatro mutirões. O primeiro deles está previsto para o dia 9 de setembro. O atendimento será realizado nas dependências do CRAS de Juscimeira, no horário das 7h às 11h e das 13h às 18h. O CRAS Juscimeira está localizado na Avenida Joaquim Miguel dos Santos, nº 60, Bairro Cajus.

O segundo atendimento está marcado para o dia 10 de setembro, no Posto do Programa de Saúde da Família (PSF I), situado na Rua M, nº 170 – Bairro Cajus I. O terceiro mutirão será no dia 11 de setembro, no Posto do PSF II, localizado na Rua Campos Sales, s/nº, Bairro Beira Rio. Já o quarto mutirão está previsto para o dia 12 de setembro, nas dependências da Escola Estadual “Santa Elvira”, localizada na Rua Márcia Elvira, s/nº, Centro de Juscimeira. Nestes três últimos mutirões, o horário de atendimento será das 7h às 17h.

Em Juscimeira, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já computou 93,66% de cadastramento biométrico, o que corresponde a 7.916 pessoas dentro de um universo de 8.451 eleitoras e eleitores. No município, ainda restam 535 eleitores, o equivalente a 6,33% do eleitorado.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada de um prédio identificado como Cartório da 14ª Zona Eleitoral, vinculado ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A construção é simples, com paredes claras, portas escuras e algumas plantas ornamentais na entrada, transmitindo um ambiente institucional e organizado.

Fonte: TRE – MT

Sair da versão mobile