O município de Linhares (ES) sedia, no próximo dia 29 de agosto de 2025, o Encontro de Apicultura e Meliponicultura, iniciativa voltada para apicultores, meliponicultores, técnicos, produtores rurais e estudantes. O evento acontece no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Norte (CPDI/Incaper) e contará com a parceria do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), por meio do Programa Colmeia Viva®.
Práticas sustentáveis e preservação de polinizadores
Com foco em inovação e sustentabilidade, o encontro busca incentivar boas práticas no manejo de abelhas, além de promover a integração entre diferentes sistemas produtivos. Entre os principais temas da programação estão:
- Manejo profissional de apiários;
- Gargalos e perspectivas do setor;
- Conservação da abelha Uruçu Capixaba;
- Preservação das abelhas nativas sem ferrão.
Palestra sobre integração da apicultura e meliponicultura
O Colmeia Viva® participará do evento com a palestra do zootecnista Heber Luiz Pereira, marcada para as 10h. O especialista abordará as integrações entre a apicultura e a meliponicultura em atividades sustentáveis, destacando caminhos para fortalecer a produção de mel e a proteção das abelhas.
Agricultura e apicultura lado a lado
De acordo com Isabela Rivato, bióloga e analista de Uso Correto e Seguro do Sindiveg, o evento reforça a importância da parceria entre produtores rurais e apicultores.
“O Colmeia Viva® fomenta ações de preservação e incentiva o diálogo constante entre agricultores e apicultores, para que as boas práticas no uso de defensivos e a proteção das abelhas estejam sempre em debate”, destacou.
Saiba mais
Outras iniciativas do Sindiveg para promover a integração entre agricultura, apicultura e preservação das abelhas podem ser acessadas em: sindiveg.org.br/iniciativa.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio