Lucas do Rio Verde: Pacientes farão hemodiálise em Sorriso a partir de 1º de outubro

0
5
(Foto: Ascom Prefeitura de

A partir do dia 1º de outubro, os pacientes de Lucas do Rio Verde que necessitam de hemodiálise farão o tratamento no Instituto de Nefrologia (Inematt), de Sorriso. A parceria com o município foi firmada nesta quinta-feira (28).

Atualmente, o serviço é ofertado em Sinop, aproximadamente 150 km de distância de Lucas do Rio Verde. São 25 pacientes, entre jovens e idosos, que enfrentam, três vezes por semana, mais de quatro horas de viagem (ida e volta).

A secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressalta que, com o atendimento em Sorriso, a 65 km de distância, o tempo total de viagem cairá para duas horas.

Nós estamos muito felizes com essa conquista, porque esse tempo a menos na estrada significa mais agilidade, mais conforto, mais qualidade de vida para os pacientes e familiares”.

O Inematt de Sorriso foi inaugurado em novembro de 2024. No entanto, antes da entrega da unidade, o município de Lucas do Rio Verde já havia manifestado o interesse em firmar convênio.

Segundo ela, os próximos 30 dias são necessários para a transferência de toda a documentação dos pacientes e para que a clínica se organize, com a contratação de profissionais, data e horário para o atendimento dos novos pacientes.

Hoje, nós conseguimos finalizar todas as negociações, os instrumentos de contratualização. Nos próximos dias teremos novas reuniões. Estamos fazendo tudo com bastante cautela, para que em 1º de outubro, os nossos pacientes sejam atendidos da melhor maneira possível”.

A hemodiálise é um dos tipos de terapia renal substitutiva, ou seja, a máquina faz a função dos rins, filtrando o sangue. O tratamento é indicado em casos de insuficiência renal crônica.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, também comemorou a notícia. Segundo ele, é um avanço importante para a saúde da região e um ganho significativo para as pessoas que necessitam do tratamento.

Sabemos de todas as dificuldades e, mesmo sendo um procedimento de alta complexidade, estávamos trabalhando para oferecer uma solução melhor para os nossos pacientes e ficamos felizes que conseguimos”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT