segunda-feira, 2 março 2026
Início Mato Grosso Lucas do Rio Verde participa do Green Summit MT com foco em...

Lucas do Rio Verde participa do Green Summit MT com foco em sustentabilidade, inovação e turismo gastronômico

0
85
Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde será uma das protagonistas do Green Summit Mato Grosso 2025, que acontece entre os dias 7 a 9 de agosto, na Fundação Rio Verde. O Município participará com uma ampla programação conduzida pelas Secretarias de Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, levando iniciativas que reforçam o protagonismo local em temas como sustentabilidade, inovação, turismo, economia criativa e economia verde.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade atua como parceira do evento, oferecendo suporte na implementação da estrutura. A participação integra um trabalho iniciado ainda na fase de implantação do projeto Inpacto Lucas. Atualmente, o ecossistema de inovação do município já apresenta resultados concretos, com os diversos atores das hélices de inovação atuando de forma alinhada e startups locais tracionadas participando do evento. A secretaria também será representada no painel “A Importância dos Ecossistemas de Inovação para o Desenvolvimento das Cidades”, no sábado (09), às 16h45, com a presença do secretário Welligton Souto como debatedor.

Na área ambiental, um dos destaques é o Estande Lixo Zero, que vai apresentar boas práticas na gestão de resíduos sólidos. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, será um dos debatedores de uma mesa-redonda temática, ao lado de especialistas convidados, discutindo os desafios e estratégias para um futuro mais sustentável.

Já a Secretaria de Cultura e Turismo marca presença no evento com o Programa de Economia Criativa, durante o 1º Encontro Gastronômico de Lucas do Rio Verde, promovido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, no dia 8 de agosto, a partir das 8h. O encontro reunirá agricultores, artesãos, cozinheiros, empresários e representantes do setor gastronômico da cidade. Na ocasião, será apresentado o Projeto Circuito Gastronômico, que será lançado como um produto turístico-cultural permanente do município. A 
iniciativa contará com etapas de implantação, mapa da rota, impacto previsto e o envolvimento dos setores cultural, educacional, turístico, rural e empresarial. A secretária Luciana Bauer também apresentará a proposta para inclusão do circuito no calendário oficial de eventos da cidade.

Em complemento, o Município participa ainda da Apresentação Técnica da Rota Turística Gastronômica, em parceria com o Sebrae, com foco na estruturação de roteiros e no apoio a empreendedores locais da cadeia criativa.

O prefeito Miguel Vaz também terá participação na programação oficial, integrando o painel “Cidades Inteligentes”, no palco Summit, no sábado (09), às 10h35, ao lado de Luiz Fernando Cruvinel, Sergio Leite e mediação de Sara Borelli. 

Sobre o Green Summit MT

O Green Summit Mato Grosso é um evento que reúne lideranças políticas, empreendedores, pesquisadores, startups e investidores com foco em temas urgentes e inovadores para o desenvolvimento sustentável.

Com o lema de ser um chamado para quem inova, lidera, empreende e transforma, o encontro terá três dias de intensa programação, incluindo:

    • Painéis e palestras com especialistas nacionais

    • Workshops e ativações tecnológicas

    • Exposição de startups e empresas

    • Estúdios ao vivo com entrevistas e transmissão de conteúdo

    • Realização da Semana Tecnológica do IFMT

Palestrantes Confirmados

Nomes de destaque nacional vão compor a programação:

    • Murilo Gun – Referência em criatividade, futurismo e inovação, criador da Keep Learning School.

    • Richard Rasmussen – Biólogo, apresentador e embaixador do ecoturismo pela Embratur.

    • Caito Maia – Fundador da Chilli Beans e jurado do Shark Tank, com foco em gestão empreendedora sustentável.

    • Bruno Stefani – Ex-diretor global de inovação da Ambev, com palestra sobre ciência e o futuro do agro.

    • Rodrigo Iafelice – Investidor e empreendedor global no agronegócio.

Programação em Destaque

07 de agosto (quinta-feira) – Fundação Rio Verde

Auditório Fundação

    • 17h30 – Recepção e cadastramento

    • 19h00 – Janderson Secchi e Juliane Zimmer

    • 19h15 – Abertura Oficial do Summit – (Autoridades, Green Hub, Fundação / Sicredi / Sebrae)

    • 19h35 – Lançamento do Show Safra

    • 20h20 – Abertura da Semana Tech IFMT

    • 20h30 – Jan – Boutique Musical

    • 20h40 – Palestra Murilo Gun – Sebrae MT

    • 21h30 – Encerramento

08 de agosto (sexta-feira) – Palco Summit

    • 08h00 – Encontro Gastronômico de Lucas do Rio Verde – Realização: Sebrae e PMLRV – Inscrição prévia

    • 14h00 – Rodada de Negócios – Realização: BNI – Inscrição prévia

    • 16h00 – Painel: Programa Lixo Zero – Desafios e Conscientização – Sergio Finger | Jean Peliciari | Caio Nascimento | Felipe Sá | Victor Uchoa (mediador)

    • 17h00 – Palestra: Inovação em Bioprodutos – Thaisa Moreti

    • 18h30 – Apresentação cultural – Maculelê e Capoeira

    • 18h45 – Palestra: “O Futuro das Biorefinarias – Oportunidades e Desafios no Brasil” – José Vitor Bomtempo – GEBio/UFRJ

    • 19h40 – Palestra: “Ciência: O Agro do Futuro” – Bruno Stefani

    • 20h30 – Palestra: “Gestão Estratégica Sustentável” – Caito Maia (Chilli Beans) – Sebrae MT

08 de agosto (sexta-feira) – Auditório Fundação

    • 07h30 – Café da Manhã das Startups – Zeine – Inscrição prévia

    • 08h00 – Café Empresarial – IFMT – Inscrição prévia

    • 10h00 – Kickoff Projeto Professores Inovadores – InPacto Lucas – Inscrição prévia

    • 14h00 – Palestra: “Produção de Bioinsumos – Inovação Biotecnológica a Serviço do Desenvolvimento Sustentável” – Elisangela Ferrari – Inscrição prévia

    • 15h00 – Workshop: “Agricultura Vertical” – Artur Simão (IFG) – Inscrição prévia

09 de agosto (sábado) – Palco Summit – Manhã e Início da Tarde

    • 08h15 – Apresentação cultural – Marias Bonitas

    • 08h30 – Palestra: Inovação no Agro – Rodrigo Iafelice

    • 09h30 – Painel: Inteligência de Dados no Agronegócio – Tainan Lamas | Vitor Righi | Bruno Martins | Erika Segovia (mediadora)

    • 10h35 – Painel: Cidades Inteligentes – Luiz Fernando Cruvinel | Sergio Leite | Miguel Vaz | Sara Borelli (mediadora)

    • 13h45 – Apresentação cultural – Danças Urbanas / Miguel Ribeiro

    • 14h00 – Talk: Captação de Recursos para Inovar – Marcus Taques (Conecta), Fabiano Guimarães (IFG) e Everton de Sá (mediador)

Tarde e Encerramento

    • 14h40 – Palestra: Sustentabilidade nos Pequenos Negócios – Lais Campos (Sebrae MT)

    • 15h35 – Painel: IA e o Futuro do Trabalho – Lucas Bragagnolo (mediador), Fernando Pereira, Fernanda Takemori, Gisele Rainha

    • 16h45 – Painel: A Importância dos Ecossistemas de Inovação para o Desenvolvimento das Cidades – Cleber Nunes | Rodolfo Alvarenga | Renato Ícaro | Welligton Souto

    • 17h45 – Palestra: Superando Limites – Richard Rasmussen (Sebrae MT)

    • 18h45 – Encerramento

09/08/25 (sábado) – Auditório Fundação

    • 08h00 – Workshop: Aplicação Metagenômica de Fungos – Robert Cardoso (B4A) – Inscrição prévia

    • 14h00 – Café com RH – Inscrição prévia

    • 15h00 – Desafio de Ideias – IFMT – Inscrição prévia