Lucas do Rio Verde recebe, pelo segundo ano consecutivo, o programa Chamada de Impacto, uma iniciativa voltada à educação empreendedora que busca fortalecer pequenos negócios e estimular a economia local. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, em parceria com o Sebrae/MT e com a equipe do Impact Hub.
A aula inaugural aconteceu no dia 25 de agosto, no Sebrae/LRV, dando início a um ciclo de sete módulos presenciais e atividades práticas, que seguem até novembro, quando está prevista a formatura dos participantes. O programa oferece uma metodologia exclusiva de capacitação, voltada para empreendedores formais ou informais de qualquer segmento, com foco especial em pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixo ou nenhum acesso à informação.
Ao todo, serão 10 encontros presenciais, além de uma Feira de Negócios, programada para o início de novembro, quando os participantes poderão expor e vender seus produtos e serviços para a comunidade. Cada empreendedor terá ainda acesso a três sessões de mentoria coletiva on-line, com especialistas nas áreas de gestão, finanças, marketing e vendas. O ciclo será encerrado com a formatura e entrega de certificados, premiações e brindes.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, destacou a relevância da iniciativa.
“O Chamada de Impacto tem como público principal o pequeno empreendedor, aquela pessoa que abriu sua empresa mas nunca parou para pensar de fato sobre o negócio. Entre os inscritos temos pessoas que já atuam há algum tempo, outras que estão começando agora e até quem ainda tem a intenção de empreender. Esse é um programa específico para esse público, oferecido de forma gratuita graças à parceria entre Prefeitura e Sebrae, dentro do contrato do Cidades Empreendedoras e Sustentáveis. Tudo isso contribui para fomentar um ambiente de empreendedorismo e inovação em Lucas do Rio Verde”, explicou Danilo.
Representando o Impact Hub Cuiabá na aula inaugural, a líder de eventos Michele Di Domenico reforçou a expectativa positiva para a nova edição. “É uma satisfação para nós da equipe Impact Hub darmos o start da turma Chamada de Impacto 2025. Nossas expectativas para esses mais de 60 micro e pequenos empreendedores é que eles transformem seus negócios, aprendam a gerir de forma mais eficiente e alcancem resultados extraordinários.”
O programa Chamada de Impacto chegou a Lucas do Rio Verde em 2024. Somente no ano passado, foram mais de 70 pessoas impactadas, com 48 empreendedores certificados e um aumento na média de faturamento de mais de R$ 2 mil. Um impacto econômico territorial gerado pela turma de cerca de R$ 125 mil. Além da edição 2025, está prevista uma outra em 2026, fortalecendo o compromisso do Município em oferecer oportunidades de crescimento e inovação.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)