O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, anunciou nesta segunda-feira (25) que o presidente Nicolás Maduro determinou o envio de 15 mil militares para a fronteira com a Colômbia, informou o portal g1. A medida, divulgada em cadeia nacional de televisão, envolve o emprego de tropas terrestres, unidades aéreas, vigilância fluvial e uso de drones de monitoramento.
Segundo Cabello, a mobilização tem o objetivo de garantir a paz e combater atividades ilícitas na região fronteiriça. Ele também propôs ao governo colombiano a criação de uma “zona binacional de paz”, pedindo que Bogotá reforce suas ações de segurança no lado colombiano da divisa.
“Pedimos ao governo colombiano, que vem colaborando, que faça o mesmo do lado colombiano para garantir a paz em todo o eixo, expulsando qualquer um que queira se estabelecer e cometer crimes na área da fronteira”, afirmou Cabello.
Na última sexta-feira (22), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, havia feito duras declarações sobre o contexto regional. Sem mencionar diretamente os Estados Unidos, disse que “estão usando o narcotráfico como desculpa para invasão militar”. Apesar disso, afirmou: “nenhum soldado colombiano passará pela fronteira em direção à Venezuela”.
Fonte: Brasil 247